Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

“Montes Sonoros” – um projeto artístico que tem dinamizado a comunidade da aldeia de Peredo

 Com o objetivo de dinamizar a comunidade, através da arte, a Junta de Freguesia de Peredo, no concelho de Macedo de Cavaleiros, lançou um desafio à população da aldeia.


Em colaboração com a Associação de Desenvolvimento Rural Montessereno e com o professor, animador e musicoterapeuta Francisco Sousa criaram o projeto Montes Sonoros, que consiste em sessões mensais, compostas por várias atividades, como explica o professor, que é o responsável por dinamizar as sessões:

“Peredo, tal como as aldeias da maior parte do Nordeste Transmontano, estão super desertificadas, têm poucas crianças, o que acho que é até um mal nacional.

Felizmente aqui em Peredo ainda temos algumas crianças, já não há escola mas há muita gente daqui que ao fim de semana vem para a aldeia.

Temos feito desde sessões de musicoterapia, poesia, teatro e de canção, pois este é um projeto artístico-musical. Temos dinamizado a aldeia no que é possível e tem corrido muito bem.

A ideia será continuar em 2024, se não for com os Montes Sonoros que seja com outro projeto, mas que envolva até outras aldeias aqui do concelho.”

O projeto é aberto à comunidade e normalmente as atividades envolvem não só as crianças mas também os idosos:

A génese do projeto é para a comunidade, até à terceira idade e não só para as crianças.

Na igreja conseguimos fazer muito isso pois as idosas frequentam e conseguimos captá-las.

Isto quer-se transversal, começar nas crianças mas não ficar por aí, indo aos idosos também, que bem precisam.

A arte consegue unir as pessoas.”

A promotora do projeto é a Junta de Freguesia de Peredo, cujo presidente, Ricardo Cordeiro, diz que o objetivo é tentar criar momentos de convivência entre a comunidade das diferentes faixas etárias:

“Verificámos que necessitávamos de mudar alguma coisa e acho que este é o caminho que todos devemos pautar.

Desafiámos a Montessereno a criar um plano de atividades para os incentivar, tirando-os de casa e unindo-os, pois isso é difícil. Acho que, pouco a pouco, haveremos de conseguir.

A intenção desta atividade passa também pela recolha de tradições e cantares.

É um afinar de agulhas, sessão após sessão. Gostávamos que fosse mais vezes por mês mas não é possível.

Vamos ver o que o futuro nos reserva mas é para continuar.

Já ganhámos a aposta só pelas crianças porque não há quase mês nenhum em que elas não estejam com uma certa ansiedade para que o dia chegue.”

Uma iniciativa a que a Junta de Freguesia quer dar continuidade e com mais valências:

“Vamos ver se conseguimos passar para um outro patamar pois isto também está a levar a que haja miúdos que queiram tocar um instrumento. O Francisco não quis partir para isso incutindo-os. Quer que lidem, individualmente, aos poucos, com cada instrumento e que depois façam a escolha daquilo que querem aprender, descobrindo o que gostam.”

O projeto Montes Sonoros contempla 10 sessões. A última acontece em dezembro, na qual o objetivo será juntar todas as participações que foram marcando presença ao longo das sessões.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário