Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Reconstrução da igreja de S. Salvador em Ansiães - 6 de Fevereiro de 1442

 «Dom Afomso etc. A quantos esta minha [carta] virem fazemos saber que os juizes e vereadores e procurador e homens boons d’Anciãaes nos emviarom dizer que em a dita vila estaa hüua igreja a que chamam Sancto Salvador a qual ha bem xbi anos que jaz em terra; e porquanto per aazo das pestilemcias e dos anos serem cassos (sic) e as gemtes em a dita vila serem poucas nom poderam correger a dita igreja e nos pediam por merçe que he fezesemos pera ello algüua ajuda.
E visto per nos seu requerimento e queremdo fazer graça e merçe por esmolla aa dita igreja pera corregimento dela teemos por bem e fazemos-lhe merçee de todollos rezidos da dita vila d’Amciams e seu termo de xx anos pasados atee a feitura desta carta por a qual damos poder aos juizes da dita vila que os façam tirar e recadar e aver e despender em a dita obra da dita igreja que asy he nossa mercee sem outro embargo; [e] em testemunho desto lhe mandamos dar esta carta.

Dada em cidade d’Evora bi dias de Fevereiro per autoridade do senhor ifante dom Pedro titor e curador do dito senhor Rei regedor e com ajuda de Deus defemsor por el de seus reinos e senhorio; Rodrigue Annes a fez anno do Senhor Jhesus Christo de mill iiiic Rii annos.

E eu Lopo Affonso sacratario do dito senhor que esta carta sob escrepvi e fiz escrepver» (118).
----------
(118) [Chancelaria de] D. Afonso V, liv. 27, fl. 26 v.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário