Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Sendim: X Festival Ibérico de Pauliteiros com sete grupos convidados

 No serão de Domingo, dia 4 de agosto, a praça central da vila de Sendim acolhe o X Festival Ibérico de Pauliteiros, um evento cultural que este ano apresenta várias novidades, com um novo palco, sete grupos convidados, portugueses e espanhóis e a participação especial do músico, Luís Pedraza.


Os grupos portugueses que vão participar no X Festival Ibérico de Pauliteiros, em Sendim, são os anfitriões, as Pauliteiras e os Pauliteiros locais, assim como os convidados, os Pauliteiros de Constantim, que vêm acompanhados pelas figuras do ritual de solstício de Inverno, o Carocho e a Velha.

Da vizinha Espanha vêm até à vila de Sendim, os grupos: Paloteu de Berrueces (Valladolid), Paloteu de Villamandos (Léon), Colla Bastonera Los Romanes (Barcelona) e Bastoners de Gracia (Barcelona).

“Na Terra de Miranda, as danças dos pauliteiros são mais enérgicas e personificam as danças guerreiras. Já em Espanha, as danças são mais subtis e os grupos trabalham mais as coreografias. O grupo Romanes, por exemplo, introduz saltos nas danças e os Bastoners de Gracia têm fogo na sua coreografia”, disse, Telmo Ramos, secretário da Casa de L Pauliteiro.

A décima edição do Festival de Pauliteiros de Sendim inclui ainda uma atuação do músico espanhol, Luís Pedraza, especialista em música tradicional.

A grande novidade do X Festival Ibérico de Pauliteiros, em Sendim, é a realização do evento ao serão, uma mudança que segundo a organização, visa evitar o calor da tarde e proporcionar um espetáculo mais agradável para os dançadores e para o público.

“Este ano, em colaboração com a Comissão de Festas de Santa Bárbara 2024, decidimos mudar o festival para a noite. Assim sendo, durante a tarde de Domingo, estão programadas algumas atividades para os grupos convidados, como são a receção na Câmara Muncipal de Miranda do Douro, a visita à Concatedral, ao Museu da Terra de Miranda, a degustação de produtos na cooperativa Ribadouro e o jantar-convívio”, indicou, Telmo Ramos.

Outra novidade no Festival Ibérico de Pauliteiros é a instalação de um palco, com iluminação, sonorização e bancadas laterais, na praça central da vila de Sendim.

“Este festival visa promover a dança tradicional dos Pauliteiros e tem especial importância para a região, dado que continua a decorrer a apreciação da candidatura “Danças dos pauliteiros nas festividades Tradicionais”, ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial”, justificou.

Para preservar esta herança cultural, a Casa de l Pauliteiro, em Sendim, continua a formar novos pauliteiros, com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos, rapazes e raparigas.

“Ao longo do ano, os Pauliteiros e Pauliteiras de Sendim tem como principal missão as atuações em Portugal e no estrangeiro, com o propósito de dar a conhecer a cultura, a música e a dança tradicional da Terra de Miranda”, informou.

No dia 4 de agosto, o X Festival Ibérico de Pauliteiros dá início às festas em honra de Santa Bárbara, a padroeira de Sendim e estas festividades decorrem até ao dia 11 de agosto.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário