Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

27º Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite já começou em Carrazeda de Ansiães

 Começou ontem a vigésima sétima Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite que está a decorrer, na vila de Carrazeda de Ansiães


Os produtores estão com boas expectativas para o certame, que conta com vários produtos regionais, como o vinho e o azeite, mas a maçã é a rainha.

“Tenho cerca de 45 hectares, que pode perfazer 1200 toneladas de maçã. Este ano a maçã está boa, é um ano excelente”, disse um dos produtores presentes no certame.

Na cerimónia de abertura, João Gonçalves, presidente de Carrazeda de Ansiães, destacou o impacto económico que os produtos endógenos têm para o concelho. “Podemos apontar que no caso da produção de maçã significa uma receita na ordem dos 10 milhões de euros, na produção de uva à volta de 18 milhões de euros, continua a ser a principal actividade económica do concelho, e no caso do azeite cerca de 3 milhões de euros”, avançou.

Na abertura do certame esteve também o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, que adiantou que o Governo juntamente com o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto está a estudar a uma medida relativa à venda de vinho do Porto. “O vinho do Porto só pode ser produzido com água ardente vínica feita com uvas da região demarcada do Douro, portanto isto tem consequências que têm de ser analisadas do ponto de vista legal, consequências em termos da quantidade de vinho do Porto que pode ser produzida. É uma medida que tem de ser analisada, estou disponível para analisar todas as medidas que ajudem os produtores. Temos de valorizar o produtor, é inaceitável que os produtores continuem a receber um montante por pipa como recebiam há 20 anos, quando sabemos que os custos de produção aumentaram muito”, disse.

O certame tem expostos diversos produtos regionais, com destaque para a maçã, o vinho e o azeite que dão nome à feira, que se realiza até domingo, em Carrazeda de Ansiães.

A nível musical, os Wet Bed Gang abriram, ontem, as hostilidades. Hoje, é a vez de Insert Coin e DJ Kura subirem ao palco. No sábado, está Miguel Araújo. E no domingo, Nininho Vaz Maia encerra as festividades.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Vitor Fernandes Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário