Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Carrazeda de Ansiães recebe Feira da Maçã, Vinho e Azeite com boas expectativas

 O município de Carrazeda de Ansiães abre na quinta-feira e até domingo as portas da edição anual da Feira da Maçã, Vinho e Azeite com expectativas de boas colheitas, disse hoje à Lusa o autarca local, João Gonçalves.


“Há uma boa expectativa dos produtores nas três culturas, mas muito evidente neste momento na maçã e na uva. Para já, em quantidade e qualidade, deve ser um bom ano. O importante também é o volume de negócio, mas esse só mais para a frente é que se irá saber”, avançou João Gonçalves.

No ano passado, só na maçã, houve relatos de perdas entre os 80 e os 98% no concelho, devido à queda de granizo, que aconteceu por cinco vezes antes da colheita.

“No ano passado e há dois anos os produtores foram muito prejudicados pelas condições meteorológicas, com quedas de granizo que levaram a uma redução drástica nas produções. Este ano, felizmente, está a decorrer com normalidade”, constatou o presidente da câmara.

Estes três produtos que dão mote há vinte e sete edições ao certame são a base da economia local, gerando por campanha, num ano de produção normal, um valor que pode ascender aos 23 milhões de euros.

Carrazeda de Ansiães produz entre 28 a 30 mil toneladas de maçã por ano e assume-se como o maior produtor deste fruto da região de Trás-os-Montes, a 800 metros de altitude, no Planalto de Ansiães.

Os pomares são 800 dos 6.916 hectares de área agrícola daquela região. 

A vinha ocupa 2.800 hectares e contam-se 1.200 viticultores. Entre os rios Douro e Tua, é produzido vinho do Porto e vinhos com Denominação de Origem Controlada e da Região Demarcada do Douro.

Os olivais representam 1.920 hectares da área agrícola deste concelho do distrito de Bragança, com variedades de azeitona como a Cobrançosa, a Verdeal e a Madural.

“Cada vez mais, não há dificuldade no escoamento. Neste momento, os nossos produtores trabalham mais para aumentarem a competitividade das produções, também com a preocupação de encontrarem melhores mercados para venderem melhor os seus produtos”, partilhou João Gonçalves.

No total, a feira conta com 125 expositores até este domingo, 25 deles dos três produtos ex-líbris. A abertura oficial acontece quinta-feira, com a presença do ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes.

A feira, que coincide com as festas do concelho, conta com espetáculos musicais no parque municipal de exposições.

Os Wet Bed Gang abrem no dia 29 de agosto. Sexta-feira é a vez de Insert Coin e DJ Kura. Sábado canta Miguel Araújo. Nininho Vaz Maia fecha no domingo.

“Hoje em dia a nossa feira pretende mais do que só dar visibilidade à parte agrícola. Pretende dar visibilidade, divulgar e promover todas as potencialidades que o concelho tem. A vertente do turismo é cada vez mais importante para complementar as atividades económicas destes territórios”, considerou João Gonçalves, assumindo que Carrazeda de Ansiães quer captar mais visitantes ao longo de todo o ano.

TYR // MSP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário