Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Freguesia de Carvalhais, Mirandela, vai ter acesso a gás natural a partir de Outubro

O investimento ronda os 300 mil euros e abrange mais de uma centena de famílias de Vila Nova das Patas


A partir de Outubro, mais de uma centena de famílias de Vila Nova das Patas vai passar a ter acesso a gás natural. Estão a decorrer a bom ritmo os trabalhos de criação, a partir de Mirandela, de um ramal de gás natural de dois quilómetros e meio que vai abastecer a localidade.

A obra é promovida pela Sonorgás e implica um investimento a rondar os 300 mil euros que, segundo Joaquim Sá, diretor técnico da empresa, vai traduzir-se numa melhoria de qualidade de vida dos seus consumidores, aliado à redução de custos com esta fonte de energia.

"Consiste, no fundo, estarmos a fazer a expansão da rede. Hoje em dia, aquelas pessoas não têm o serviço disponível nas suas casas. No fundo, estamos a levar, nestes cerca de 2500 metros a cerca de 110 pessoas, para cobrirmos dois serviços e dessa forma, as pessoas também, terem as mesmas condições e o acesso ao gás, tal qual, no centro de Mirandela. hoje em dia já, cerca de 5 mil habitantes aqui em Mirandela, têm acesso a esse serviço.

Representa uma economia de cerca de 50% para os consumidores, uma redução de emissões comparativamente a outras fontes de energia nomeadamente o propano, butano ou diesel de cerca de 20%. Uma rede que já se encontra preparada para os gazes e baixo teor de carbono, aquilo que hoje em dia ouvimos falar do hidrogénio e do biometano e trazemos conforto e segurança às populações", frisou.

O objetivo é prosseguir com a expansão e posteriormente alargar o ramal aos habitantes de Carvalhais, o que deixa muito satisfeito Nélson Teixeira, presidente daquela junta de freguesia.

"É um processo também inovador. O gás natural vai trazer, em primeiro, aos habitantes de Vila Nova, um maior conforto e maior produtividade. Numa segunda fase será carvalhais, tenho a perpectiva que poderá ser a freguesia toda, e será um bem maior para todos os habitantes. Por maior conforto, pela redução dos preços, o impacto ambiental que poderão ter e sabemos que as aldeias têm bastantes idosos e para eles será muito mais confortável. E alerto a todos que, neste momento, a empresa anda porta a porta, a ver quem quer, e posso já alerta a população que esteja à vontade para pedir todas as informações, quer na junta de freguesia, quer à empresa, que daremos todas as informações e a curto prazo, serão ligados os primeiros clientes", explicou. 

A obra está a ser fiscalizada pelas Divisões de Obras Municipais e Urbanismo e Serviços Operacionais do Município de Mirandela. Para o vice-presidente da câmara, Orlando Pires, são este tipo de investimentos que permitem uma maior coesão territorial dentro do concelho.

"Para o município que tem feito uma interação grande com estas empresas de inovação, tem sido um papel de diplomacia económica para que haja investimento no nosso concelho e por isso estamos muito satisfeitos por esse motivo. Vamos ter, a partir de setembro, os munícipes, os primeiros cidadãos da freguesia de Carvalhais a serem abrangidos já por gás canalizado, o que para nós é muito importante. Vão ter, neste caso, estas famílias, o inverno a opção, a oportunidade, de não terem que andar com garrafas de gás de um lado para o outro e terem este conforto como o resto dos munícipes que moram em Mirandela, na cidade", rematou. 

Prevê-se que os trabalhos de construção do ramal de gás natural estejam concluídos em outubro. Posteriormente, a Sonorgás vai submeter o pedido de licenciamento para abastecer Carvalhais.

Sem comentários:

Enviar um comentário