Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Avião regressa à região ainda antes do Natal

 A ligação aérea Bragança-Portimão deixou de ser feita no final de Setembro, depois de terminar o segundo ajuste directo e de ainda não haver resultado do concurso público


O regresso do avião à região foi garantido pelo ministro das Infra-estruturas. Contudo, o presidente da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, Pedro Lima, diz não estar satisfeito. “Ainda não sabemos exatamente quando, prometeu-nos que será antes do Natal. De qualquer forma, aquilo que há a registrar, com muito desagrado, é que o território ficou, mesmo que seja no limite do 25 de Dezembro, cerca de três meses sem esta ligação. E não há justificações que nos tranquilizem porque parece ser uma forma um pouco generalizada de olhar a um território que está habituado a esperar”.

O ministro esteve reunido com a CIM esta terça-feira. Deu conta de que só agora foi dada autorização do Tribunal de Contas para fazer os pagamentos em atraso para com a Sevenair, de quase 4 milhões de euros. Esta entidade está também a analisar o concurso público. Pedro Lima afirma que a região está constantemente a ficar de parte. “Este território não pode ser tratado continuamente desta forma, tanto pelo anterior Governo, que se limitou a fazer ajustes directos, pelos vistos, e a nem pagar ao prestador de serviços, que depois provoca todo este problema, mas também que não haja uma forma mais célere, porque se fosse uma questão como a que foi, de emergência, porque era a única ligação aérea que este território tinha, a qualquer lugar, poderia e deveria ter havido um regime de excepção, para que nem um dia passasse”.

Por outro lado, há boas notícias no que toca à ferrovia. O ministro das Infra-estrutura adiantou que o Governo vai financiar o estudo do corredor de alta velocidade Porto-Bragança-Zamora, com 1,5 milhões de euros. No total vão ser investidos três milhões, pelo Governo, Comunidades Intermunicipais e zona metropolitana do Porto. “O ministério das Infra-estruturas alinha com as comunidades intermunicipais e a área metropolitana do Porto, que defendem a solução da alta velocidade na ferrovia pelo Norte de Portugal, e vai compartilhar o estudo do corredor, na mesma medida que todas as entidades já envolvidas. Ou seja, vamos ter um ministério comprometido e, de certa forma, o projecto ganha forma e força”.

A Comunidade Intermunicipal quer ainda uma solução para a reabilitação das estradas, que foi dada pelo ministro. “A solução que apresenta será abrir uma linha através do BEI à qual os municípios possam correr, mesmo que endividados, portanto que não contará para o endividamento, e que em planos de 4 em 4 anos ou de 8 em 8 anos os municípios consigam iniciar uma requalificação total das ligações rodoviárias municipais”.

A falta de cobertura de rede móvel é também uma das reclamações da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes. Em 2021, a ANACOM fez um estudo das localidades com falhas de comunicação. Segundo o leilão 5G do Governo de António Costa, em 2025 90% da população tinha de ter cobertura de rede.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário