Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Estudante de Design quer dar nova vida à cerâmica de Pinela

 Uma aluna da Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria defende que a cerâmica de Pinela, no concelho de Bragança, pode ser adaptada a novas funções associanda-a à gastronomia transmontana, por forma a pservar esta tradição que está em risco. Atualmente só já resta uma oleira. A jovem quer contribuir para o ressurgimento.


Marta Fernandes, natural de Bragança, na sua dissertação de mestrado, propõe que o redesign de peças utilitárias em cerâmica, pode contribuir para a salvaguarda da identidade transmontana e, simultanea- mente, para dinamizar a produção e a economia locais a partir da valorização e preservação da olaria enquanto profissão, com valor social e económico. “Não existia qualquer tipo de caracterização técnica do material. Só a dona Julieta é que ainda trabalha e vi uma oportunidade de estudar este material e de fazer alguma coisa com ele”, explicou.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário