Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Imaginário do quotidiano em tamanho reduzido pode ver-se na exposição patente no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros

 Este sábado, foi inaugurada a exposição Le_Go_Miniaturas: O Mundo Real em Miniaturas, pela designer Leonor Gonçalves, no salão nobre da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros.


Bastante orgulhosa pela primeira exposição em mostra, com muitas peças alusivas à época natalícia, a designer macedense descreve um pouco as peças e onde bebe a inspiração:

Neste caso, as peças são mais vocacionadas para esta época festiva que é o Natal. Desde lanternas vazias, onde eu coloco uma cadeirinha, uma lareira, e umas prendinhas. E cria-se um ambiente alusivo à época. É isto, criar um ambiente real, mas em miniatura.

Inspiro-me em tudo. Gosto muito de design de interiores e de arquitetura. Tenho formação em design e portanto, e fui aí inspirar-me. Mas são sobretudo elementos do nosso quotidiano. Coisas que nós temos em casa, e depois que eu gosto de diminuir, e realizar em tamanho reduzido.

A artista já participou em diversas feiras.

Sérgio Borges, presidente da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros destaca que o que se pretende é mostrar ao público macedense o que melhor se produz:

Dentro da linha orientadora deste executivo, a aposta é mesmo essa. É olhar para o que temos de bom, na nossa terra. Temos pessoas com muito valor, que fazem trabalhos espetaculares. E que são uns verdadeiros artistas, desde a literatura, à pintura, entre outras formas artísticas. Neste caso, é nestas miniaturas. Eu cresci com a Leonor. É mais uma aposta e demonstrar o que temos de bom na nossa terra.

Leonor Gonçalves aprendeu esta arte com a sua avó materna. Começou a realizar estes trabalhos em 2006, depois de ler numa revista um artigo sobre casas de bonecas, que começou a colecionar e a montar.

As peças têm o valor de 25 euros a 40.

A mostra estará patente até ao dia 21 de Dezembro.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário