Doze habitações sociais do bairro do Calvário, em Vinhais, vão ser requalificadas. As obras vão custar cerca de um milhão de euros, financiadas na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência. O presidente do município, Luís Fernandes, explica que a beneficiação será feita em várias vertentes, no âmbito do Programa 1º Direito.
“Tem a ver não só com caixilharia, mas também com telhados, com todas as condições, digamos, que são exigidas numa habitação. Depende também do estado de cada uma das casas, mas passa por essas intervenções, e também da questão energética, para criar melhores condições a nível de climatização das casas, quer no inverno, que sabemos que é rigoroso, quer também no verão”, contou.
O concurso público para atribuição do projecto está aberto até ao final do ano e prevê-se que as obras comecem nos primeiros meses de 2025. O autarca espera que o concurso não fique deserto:
“estão a decorrer várias obras, a nível de todo o país, fruto dos vários programas, e às vezes há dificuldades até em arranjar empresas para fazer essas obras. Às vezes isso pode criar aqui alguns constrangimentos, esperamos que não, claro”, disse.
O município quer ainda requalificar doze habitações sociais no bairro da Ucha, no valor de cerca de 800 mil euros. Acredita que também podem ser financiadas pelo PRR.
Luís Fernandes admite que há alguns pedidos de famílias carenciadas, que só se resolvem com a construção de mais casas. Resta saber se podem ser financiadas por fundos comunitários.
Para já, é certo o financiamento de um milhão e 35 mil euros para a requalificação de 12 casas no bairro do Calvário. Esta beneficiação melhorará as condições de habitabilidade de dezenas de pessoas carenciadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário