Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Relatório da Entidade Reguladora da Saúde indica Macedo de Cavaleiros na lista dos 20 concelhos com o mais elevado rácio de mortes do aparelho digestivo

 Macedo de Cavaleiros consta da lista de 20 concelhos com o mais elevado rácio de óbitos por tumores e outras doenças do aparelho digestivo, por 10 mil habitantes. Este dado foi publicado ontem, num relatório da ESE (Entidade Reguladora da Saúde).


Para além do concelho de Macedo de Cavaleiros (rácio de 34,4), no distrito de Bragança, também consta da mesma lista Freixo de Espada à Cinta (rácio de 40,4) e Torre de Moncorvo (rácio de 36,6).

Apesar destes números, em Macedo de Cavaleiros existe um estabelecimento privado com capacidade para estes exames, mas sem qualquer convenção com o SNS. Nos outros dois concelhos mencionados, não existe qualquer oferta pública neste sentido, de acordo com o mesmo relatório.

No topo desta lista está o concelho do Crato com um rácio de 58,9, e na parte inferior da tabela situa-se Vila Nova de Foz Côa com um rácio de 30,1.

Neste relatório incide sobre dados de 2022 e 2023 e pretende “fornecer informações sobre o acesso aos serviços de endoscopia gastroenterológica, e sua evolução, com particular enfoque na distribuição da oferta e na produção da rede de prestadores com convenção com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Este relatório analisa o acesso aos serviços de endoscopia gastroenterológica e a sua evolução, com incidência na atividade relativa ao rastreio do cancro do cólon e reto.

Já a nível nacional, o mesmo relatório indica que 40 % da população portuguesa não tem comparticipação para o exame de endoscopia.

De acordo com os dados recentes do INE (Instituto Nacional de Estatística), o número de mortes devido a doenças do aparelho digestivo aumentou de “cerca de 17% entre 2013 e 2021”, com um aumento médio anual de 2%, em linha com o crescimento médio global de todas as causas de morte, e representando cerca de 4% do total de óbitos.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário