O Balneário Termal de São Lourenço, em Carrazeda de Ansiães, vai ser requalificado. A obra, há muito aguardada, está orçamentada em quase 2 milhões de euros e vai começar a ser executada no início de 2025. Quem o diz é o presidente da câmara de Carrazeda, João Gonçalves. “Já está adjudicado e acabámos de receber o visto prévio do Tribunal de Contas. É um projecto muito importante na área do turismo, saúde e bem-estar”.
Para além da requalificação das termas, vão ser executados dois outros projectos “estruturantes” que estão inscritos na dotação orçamental de 2025 da autarquia. Um orçamento de cerca de 26 milhões de euros, o maior de sempre de acordo com o presidente. “Começaremos a abordar, em termos de execução, no próximo ano, a estratégia local de habitação, onde temos três acções que contemplam, duas delas, a construção de 55 novos fogos, além da reabilitação de outros oito fogos. Mas também queremos dar os primeiros passos na execução do projecto de aproveitamento hidroagrícola da Veiga, muito direcionado para o regadio. Poderá ser um projeto muito importante também para aumentarmos a resiliência em tempos de seca severa. Também estamos no início da obra de requalificação do posto territorial da GNR e, portanto, é mais um investimento avultado”.
Neste orçamento a autarquia prevê ainda apoios que abrangem outras áreas como a habitação, a educação e a mobilidade.
Ficou ainda aprovado o pacote fiscal para 2025, que mantém os impostos no mínimo. Segundo o presidente da câmara, é um esforço do município para o benefício máximo dos cidadãos. “Somos municípios muito dependentes do Orçamento de Estado e, portanto, numa primeira abordagem, seria lógico que pudéssemos enveredar precisamente pelo contrário, para termos mais receitas próprias. Mas não podemos esquecer o contexto, vivemos num país onde a carga fiscal ainda tem um peso enorme, sobre os cidadãos e as empresas. E, portanto, achámos que devíamos continuar com os impostos mínimos para as famílias, no sentido de estimular também a economia local”.
A novidade do pacote fiscal de Carrazeda de Ansiães, para 2025, consiste no lançamento da derrama, um imposto municipal sobre as empresas sediadas no concelho de Carrazeda. As empresas com lucro superior a 150 mil euros pagarão uma taxa de 1,5% sobre o lucro tributável.
Sem comentários:
Enviar um comentário