Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Associações de agricultores e autarcas querem que agricultura continue a ser gerida a partir de Mirandela

 Paulo Ramalho foi nomeado vice-presidente da CCDR, depois da DRAP Norte ter sido integrada na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, pelo Governo de António Costa


As associações de agricultores e os autarcas querem que a agricultura continue a ser gerida a partir da região. A gestão, nomeadamente da antiga Direção Regional de Agricultura e Pescas, sediada em Mirandela, foi atribuída a Paulo Ramalho, vereador do município da Maia. Luís Vila Real, presidente da AFUVOPA- Associação de Fruticultores, Olivicultores e Viticultores do Planalto de Ansiães- admite que gostaria que tivesse sido escolhido alguém do Interior.

“Teríamos interesse que fosse uma pessoa mais ligada aqui ao interior, porque tinha um conhecimento mais direto da realidade e das especificidades da agricultura do interior e das enormes dificuldades que estamos, neste momento, a atravessar no setor. Porque, de facto, são enormes. Infelizmente, nestes últimos anos, o setor tem sido esquecido pelas entidades responsáveis. Portanto, estamos um bocado na expetativa para ver o que é que realmente se vai passar. É um novo formato ligado à CCDR, não sabemos ainda bem como é que vai funcionar, mas aguardamos para ver”, referiu.

Também Francisco Pavão, presidente da APPITAD - Associação dos Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro - defende que Paulo Ramalho deve estar perto dos agricultores e das suas organizações, acreditando que será dada uma nova dinâmica ao setor.

Para a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes a solução nunca passará por sediar o setor no Porto e, por isso, está “expectante” quanto ao trabalho que vai ser desenvolvido. O presidente da CIM, Pedro Lima, quer acreditar que a gestão da agricultura continuará a ser feita a partir de Mirandela.

“Eu acredito que os acordos são para respeitar e que Mirandela deverá manter a coordenação da agricultura, como tem vindo a manter ao longo de tantos anos, num sinal de uma verdadeira descentralização e não uma centralização, seja onde for, no território nacional”, vincou Pedro Lima.

A CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) preferiu não comentar a nomeação, dizendo apenas que está com “expectativa” e que o assunto será abordado nos próximos Conselhos Regionais.

Paulo ramalho foi nomeado vice-presidente da CCDR, depois da DRAP Norte ter sido integrada na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, pelo Governo de António Costa.

Ainda não se sabe se Paulo Ramalho vai fazer a gestão da agricultura a partir de Mirandela ou a partir do Porto, uma vez que reside na Maia. 

Escrito por Rádio Brigantia 
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário