Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

National Geographic Portugal considerou a Aveleda a “Aldeia do Mês”

 A “Festa dos Rapazes” comemorada nesta altura do ano na localidade do concelho de Bragança foi o mote para a distinção


Não se sabe como tudo começou, mas a tradição é cumprida pelos rapazes solteiros da aldeia, que se vestem de caretos no dia de Natal. “É uma festa em que apenas participam os rapazes solteiros. Eles vestem-se de caretos no dia 25 de dezembro e após a missa juntam o povo e recitam as comédias. Depois, no dia seguinte, estes rapazes convidam as raparigas para um jantar e assim a festa abre-se um pouco mais do que aos rapazes apenas”, explicou o presidente da União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, Mário Gomes.

Com a desertificação das aldeias e o envelhecimento da população, a continuidade da tradição pode estar em causa. Para que não morra, equaciona-se envolver também os homens casados.

“Os rapazes solteiros são cada vez menos. A maior parte junta-se apenas para este evento, até porque há proximidade da família, visitar familiares, então juntam-se mais nestas alturas festivas. Mas sim, estará em causa a continuidade destas festas do solstício de inverno. Na minha opinião o caminho será incluir os homens casados”, rematou.

A “Festa dos Rapazes”, em Aleveda, começa no dia de Natal e prolonga-se até 26 de dezembro, dia de Santo Estêvão. Os rapazes solteiros reúnem os habitantes da aldeia para fazer críticas sociais, chamadas “comédias”. Depois, os caretos andam à solta pela aldeia, acompanhados de gaiteiros.

É o ponto de partida para o início das festas do solstício de Inverno.

Escrito por Brigantia 
Foto: Terra Fria
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário