Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Obra da nova residência de estudantes do IPB investigada pelo Ministério Público

 O Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela já pediu esclarecimentos à Câmara de Bragança sobre as alegadas “várias desconformidades” na execução da obra da nova Residência de Estudantes promovida pelo Instituto Politécnico (IPB), com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, na sequência de uma denúncia feita por um engenheiro civil ao Ministério Público, ao Procurador-Geral da República e à provedora de Justiça. A empreitada, atualmente em execução, levanta várias dúvidas a Carlos Costa, o engenheiro denunciante.


A obra foi aprovada pela Câmara Municipal de Bragança, em reunião ordinária datada de 9 de outubro de 2023, na altura em que a presidência era assumida por Hernâni Dias, atual secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, que, enquanto autarca, assumia o Pelouro do Urbanismo. 

Nessa reunião o município deliberou a comunicação ao requerente, o IPB, da aceitação do projeto. “Apesar da obra estar isenta de controlo prévio, operações urbanísticas pelo Estado, devem ser previamente autorizadas pelo ministro da tutela e pelo ministro responsável pelo Ordenamento do Território, depois de ouvida a Câmara Municipal”, refere-se no documento enviado para a justiça, onde também se explica que as operações urbanísticas devem, ainda, observar as normas legais e regulamentares que lhe sejam aplicáveis, designadamente as constantes de instrumento de gestão territorial, designadamente o Plano de Urbanização de Bragança (PU).

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário