Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 6 de abril de 2025

O II Prémio Memória Escolar Rural está aberto a participações de quem foi aluno ou professor no meio rural de Portugal ou Espanha.

 Organizado pelo Ayuntamiento de Fonfría (Espanha), com o apoio científico do Observatório Social da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Salamanca, este concurso é uma oportunidade para dar voz às memórias escolares, num projeto que procura preservar e valorizar as vivências educativas que marcaram gerações fora dos grandes centros urbanos.


O concurso valoriza relatos biográficos, não se tratando de um concurso literário, mas sim de testemunhos de vida reais, que mostrem como era a escola rural, como se aprendia, o que se sentia, o que se ensinava. Nesta edição, será dado destaque ao impacto da famosa Enciclopedia Álvarez, uma referência no ensino do século XX em Espanha, cuja memória está ligada ao Museu de Ceadea (Zamora), associado a este projeto. Este prémio conta também com a colaboração da Diputación de Zamora, da Fundación Fomento Hispania e de várias associações culturais de Aliste (Espanha) e das Terras de Miranda (Portugal), entre as quais a AEPGA.

Participar é contribuir para a preservação da memória coletiva da escola rural e ajudar a construir um arquivo precioso para a história da educação. Junte-se a este movimento e participe. Tem até ao dia 31 de maio de 2025 para o fazer. Os originais podem ser apresentados em espanhol, português e nas outras línguas co-oficiais dos dois países, nomeadamente galego, basco, catalão, valenciano e mirandês. 

Mais informações AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário