Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Plantas de morangos furtadas de exploração em São Pedro Velho

 Produtor fala em prejuízo a rondar os mil euros


Dezenas de plantas de morangos foram furtadas de uma exploração de São Pedro Velho, no concelho de Mirandela, na madrugada de quinta feira, causando um enorme prejuízo ao proprietário.

Manuel Pinto, um dos poucos produtores responsáveis pela produção dos famosos morangos de São Pedro Velho, já apelidados como os mais doces do país - resultante do micro-clima e dos solos ricos em potássio - revela que, no último mês, uma das suas explorações já foi visitada pelos amigos do alheio em duas ocasiões, a última delas, aconteceu na última madrugada. “Roubaram umas plantas de morango, plantas novas, e depois, ao mesmo tempo, deixaram toda aquela parte ficar sem nada, e o trabalho é o mesmo, porque tenho que regar igual e não tenho plantas, é complicado”, diz.

O produtor acrescenta que as plantas “já têm 20 centímetros de espessura e eles pensam que roubando as plantas vão resolver o problema e ter os famosos morangos, mas aquelas plantas acabam por secar, porque foram plantadas no princípio de agosto e as pessoas não sabem o que andam a fazer. Era melhor pedirem-me do que me roubarem e vão causar-me muito prejuízo. Isto é indecente”, lamenta.

Manuel Pinto estima que o prejuízo seja “superior a 1000 euros”, contando também com os danos causados na plantação. “Farto-me de trabalhar, tal como a minha esposa e os meus empregados, e depois as pessoas arrancam-me tudo”, acrescenta.

Manuel Pinto não esconde a revolta com os furtos das plantas de morangos na sua exploração, em São Pedro Velho e admite que hoje formaliza uma queixa na GNR.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário