Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

TORRE DE MONCORVO CELEBROU O DIA MUNDIAL DO TURISMO COM HOMENAGEM AOS CERIEIROS DE FELGUEIRAS

 A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo assinalou o Dia Mundial do Turismo com um programa dedicado às tradições locais e à valorização do património cultural. As comemorações decorreram nos dias 26 e 27 de setembro, com atividades centradas no Museu da Cera e visitas guiadas gratuitas aos museus da sede de concelho.


O dia 26 foi vivido em Felgueiras, onde se promoveu uma versão adaptada da Rota dos Cerieiros. O público pôde conhecer de perto o Lagar da Cera, assistir à demonstração do ofício tradicional dos cerieiros e participar em oficinas de fabrico de velas. Durante a manhã, a iniciativa foi aberta à população em geral, enquanto a tarde foi dedicada aos idosos das instituições locais, incluindo o Centro Social e Paroquial de Felgueiras, a Associação de Bem Fazer de Mós e a Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo.

Sob o tema “Rostos de Cera, Tradições que Moldam: Oficina dos Cerieiros no Coração do Douro”, a celebração deste ano prestou uma sentida homenagem aos cerieiros de Felgueiras, artesãos que, ao longo das gerações, mantêm viva uma das tradições mais emblemáticas do concelho.

Com esta iniciativa, o município reforçou o seu compromisso com a preservação das práticas artesanais e com a promoção do turismo cultural no território duriense.

Jornalista: Vitória Botelho
Foto: CM Torre de Moncorvo

Sem comentários:

Enviar um comentário