Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Trabalhadores da Tasca do Tuga sem salários por insolvência da empresa

 A empresa LP Tugas apresentou, no passado dia 19 de setembro, um pedido de insolvência no Tribunal de Bragança. Os trabalhadores foram todos mandados de férias dia 15 e só tiveram conhecimento do sucedido na segunda feira, quando regressaram ao trabalho


12 trabalhadores da Tasca do Tuga, em Bragança, integrada no Hotel São Lázaro, ficaram sem trabalho, sem esperar e sem grande justificação.

A empresa LP Tugas apresentou, no passado dia 19 de setembro, um pedido de insolvência no Tribunal de Bragança. Os trabalhadores foram todos mandados de férias dia 15 e só tiveram conhecimento do sucedido na segunda feira, quando regressaram ao trabalho.

A MR. Silveira Hotels, proprietária do Hotel São Lázaro e sócia da LP Tugas, esclareceu, em comunicado, que a insolvência se refere apenas à sociedade adquirida em novembro de 2024 e não à sua própria atividade, que continua estável e financeiramente saudável.

Luís Quissak é um destes trabalhadores que acaba de ficar sem trabalho e diz-se preocupado. “Recebemos uma comunicação da empresa, da MR. Silveira, que detém a LP Tugas, dando conta de que a empresa abriu insolvência e que nós não iriamos receber e que não iriamos retornar ao posto de trabalho. Ficámos sem salário. São 12 famílias sem receber. Não sabemos o que vai acontecer nem o que fazer”.

Esclareceu ainda que os trabalhadores já só querem que lhe seja pago aquilo que é devido. “Estávamos na empresa e foi chamada a polícia para nos tentar intimidar ou pôr fora. Mas nós apenas ali estávamos de maneira ordeira porque o nosso contrato ainda está em vigor. O meu só acaba em dezembro. Queremos voltar ao trabalho mas eles não querem o nosso retorno. E se o não querem que paguem o nosso ordenado e nos encaminhem para o desemprego”.

Este trabalhador diz ainda que o processo de insolvência não existe. “A ACT já nos informou que temos de permanecer no posto de trabalho. Entretanto já fomos ao Tribunal de Trabalho e fizemos alguma pesquisa sobre esse processo de insolvência. Descobrimos que essa informação que nos foi passada é falsa. Eles fizeram-nos uma comunicação que é falsa. É uma situação muito humilhante para todos nós e só queremos o nosso encaminhamento para o desemprego”.

Tentámos chegar à fala com Marcel Silveira, proprietário do Hotel São Lázaro mas ainda não foi possível. Em comunicado, é esclarecido que a LP Tugas já se encontrava numa situação económica fragilizada no momento da aquisição, tendo a MR. Silveira Hotels suportado salários e despesas correntes, ao longo dos últimos meses, numa tentativa de recuperação. No entanto, o processo revelou-se insustentável, levando ao pedido de insolvência como “decisão inevitável e legalmente exigida”.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário