Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Cantinho do Animal promove semana de adoção gratuita

 De forma a assinalar o Dia Mundial do Animal, ao longo da semana, a adoção é totalmente gratuita, incluindo a vacinação, desparasitação, esterilização, identificação e registo


No âmbito do Dia Mundial do Animal, que se assinala no próximo sábado, o Cantinho do Animal - Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Animais de Companhia da Terra Quente Transmontana está a promover uma campanha de adoção. Ao longo da semana, a adoção é totalmente gratuita, incluindo a vacinação, desparasitação, esterilização, identificação e registo.

Ana Pereira, médica veterinária e responsável pelo canil, lamenta que, apesar da gratuitidade, haja pouca gente a aderir. “Nós aqui temos um tipo de animais grandes e as pessoas procuram, sobretudo, cães mais pequenos. Eu acho que essa pode ser uma das razões. Outra delas é que ainda há pessoas que preferem comprar porque querem cães de raça e nós aqui não os temos. Outro dos motivos poderá ser falta de divulgação, apesar de nós termos divulgado”.

Ainda assim, apesar de nesta semana o número de adoções não estar a correr como previsto, Ana Pereira diz que nos últimos tempos foram adotados mais animais do que aquilo que é normal. “Este verão foi bastante bom em termos de adoções. Esta semana, em que a adoção é gratuita, estávamos, claro, à espera de mais adesão”.

O grande problema que o espaço enfrenta é a sobrelotação. O número de abandonos continua alto e, normalmente, há mais cães a entrar do que a sair. “O número de animais abandonados não reduz. As pessoas continuam a abandoná-los e não serem penalizadas por isso não ajuda. E, depois, toda a gente acredita que colocar um animal no canil é da responsabilidade de todos. Há muitos idosos que morrem ou vão para lares e os filhos deixam os animais aqui. Há imensos casos em que as pessoas acham que deixar os animais no canil é a solução perfeita e, claro, não conseguimos responder a tudo isso”.

A campanha de adoção gratuita termina amanhã. As pessoas interessadas podem conhecer os animais do canil entre as 10 e as 15h e levar para casa uma companhia que promete estar sempre presente.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário