Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Concurso público para construir ponte sobre rio Maçãs sem propostas válidas

 Autarca de Vimioso considera a situação lamentável mas não perde a esperança de que a obra vai avançar.


O concurso público internacional para a construção da ponte sobre o rio Maçãs e acessos para a ligação Vimioso-Carção, com prolongamento para a autoestrada A4, com o valor de cerca de 30 milhões de euros, não foi adjudicado.

O presidente da Câmara Municipal de Vimioso lamenta a situação. “Estava esperançado que, finalmente, após tantas promessas, a obra fosse adjudicada. Houve propostas, mas as que foram apresentadas eram superiores ao valor base, que era 29 milhões e 500 mil euros. Naturalmente as propostas foram todas mais elevadas, penso que a menor foi de 38 milhões de euros”, revelou António Santos.

O autarca relembrou que os desenvolvimentos para esta ligação foram anunciados em meados de julho, pelo ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, e que continua a depositar esperança no Governo para que esta ligação avance. “Acredito que este ministro das Infraestruturas honre a palavra. Para nós transmontanos, palavra dada é palavra honrada e acredito que nos meados do próximo ano a obra já estará em execução.”

Visto que as propostas apresentadas ao concurso para a empreitada não eram válidas, vai ser lançado um novo concurso, segundo avança António Santos. “O orçamento vai ser reformulado e será lançado um novo concurso. Acredito que esta nova estrutura vai ser para avançar.”

O presidente da câmara de Vimioso recorda a urgência desta obra para a população do planalto mirandês. “A ligação Carção-Vimioso não reúne condições de segurança, para podermos transitar, outro fator é a distância, naturalmente as pessoas quando pensam em deslocar-se em direção à A4 não pensam duas vezes, como pensam agora porque está sempre presente o receio de qualquer sinistro no percurso”, rematou.

Recorde-se que foi no mês de abril, que o Governo autorizou à Infraestruturas de Portugal a disponibilizar 30 milhões de euros, repartidos por quatros anos, para prosseguir com os estudos e ações para a construção da ponte rodoviária Vimioso–Carção, sobre o rio Maçãs. Ainda segundo uma Resolução de Conselho de Ministros, publicada em março, este é um dos investimentos rodoviários identificados como prioritários deste Governo.

Escrito por Rádio Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário