Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de novembro de 2025

GNR sinaliza no distrito mais 824 idosos a viver sozinhos ou isolados que em 2024

 Em 2024 Bragança era o quarto distrito com maior número de idosos isolados, sozinhos ou em situação de vulnerabilidade. Este ano o distrito passou a ocupar a terceira posição, estando apenas atrás dos distritos da Guarda e de Vila Real


4191 idosos vivem sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade em Bragança. Segundo os Censos Sénior da GNR, este é o terceiro distrito com mais pessoas nesta situação. São mais 824 em relação ao ano passado, em que a GNR contabilizou 3367 pessoas nestas condições.

Em 2024 Bragança era o quarto distrito com maior número de idosos isolados, sozinhos ou em situação de vulnerabilidade. Este ano o distrito passou a ocupar a terceira posição, estando apenas atrás dos distritos da Guarda e de Vila Real.

O Major do Comando Territorial de Bragança, Hernâni Martins, esclarece que o aumento do número pode estar relacionado com o facto de a GNR conseguir chegar a cada vez mais gente. “A GNR, em teoria não será, mas, na prática, é a instituição que consegue chegar mais próximo desta comunidade”.

Entre 1 de outubro e 16 de novembro, a GNR desenvolveu a operação Censos Sénior 2025. O objetivo é reforçar a proximidade com a população mais idosa, promover comportamentos de autoproteção e contribuir para o reforço do sentimento de segurança. “O nosso patrulhamento, durante este tipo de período de esforço desta operação, está muito dirigido à comunidade e fazemos um esforço para que as nossas patrulhas percebam em que estado estão os idosos das nossas aldeias. Fazemos uma atualização da base de dados”.

A GNR realizou, este ano, um conjunto de ações em sala e de ações porta-a-porta, abrangendo um total de 35 143 idosos e contabilizou, em todo o país, 43 074 pessoas que vivem sozinhas, isoladas ou em situação de vulnerabilidade. Hernâni Martins sublinha que os idosos se sentem mais seguros com a proximidade dos militares da GNR. “O sentimento de segurança das pessoas aumenta por vários motivos e um deles é a presença natural policial, patrulhamento preventivo, visibilidade dos nossos elementos. Há relações que se vão construindo. As pessoas veem nos militares as pessoas que os visitam e até que os apoiam e sinalizam junto de entidades sociais e de saúde”.

Durante a operação, os militares levaram a cabo diversas ações, especialmente orientadas para o contacto direto com pessoas idosas, no sentido de as sensibilizarem e alertarem para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto. A operação Censos Sénior decorre desde 2011.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário