A Agência Portuguesa do Ambiente vai investir cerca de 150 mil euros na reabilitação e valorização do Ribeiro de Picote.
O protocolo foi assinado ontem, entre o município de Miranda do Douro e a APA, no âmbito do programa ProRios 2030 e estabelece uma colaboração técnica e financeira.
O presidente da APA, Pimenta Machado, indicou que vão intervir em 8 quilómetros, numa primeira fase. “Este é o primeiro projeto no ribeiro. Haverá uma segunda fase. Vamos utilizar soluções de base natural. A intervenção manterá muros tradicionais, lameiros e hortas”.
A sessão contou com o Secretário de Estado José Manuel Esteves, que destacou a estratégia nacional “Água que nos une”, onde se insere este programa, e que visa a gestão sustentável da água com três objetivos. “Em primeiro queremos tornar a gestão mais eficiente. Temos de garantir que não se perde água. Em segundo, temos de ter capacidade de armazenar água, para a pode disponibilizar quando ela é necessária e levá-la para os sítios onde é necessária. O terceiro ponto é como é que podemos fazer esta gestão, usando novas tecnologias para que esta gestão seja toda ela melhor”.
Para o presidente da Junta de Freguesia de Picote, Jorge Lourenço, esta intervenção é “fundamental” e extremamente “importante”. “Era um anseio muito antigo da população. É devolvermos o ribeiro à população. Com esta verba vamos mostrar que sabemos fazer e vamos fazer mais”.
A intervenção em Picote integra o Plano Nacional de Restauro, que promove ações de renaturalização de rios, recuperação de ecossistemas e aumento da biodiversidade, com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental e aumentar a resiliência face às alterações climáticas. Esta iniciativa vem reforçar o compromisso nacional com a gestão sustentável dos recursos hídricos e a adaptação às alterações climáticas.

Sem comentários:
Enviar um comentário