Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Grande Rota dos Moinhos e Lameiros foi distinguida como a mais popular de Castela e Leão 2025

 A rota transfronteiriça, une sete aldeias. Do lado português: Aveleda, Varge, Guadramil e Rio de Onor, do lado espanhol: Rihonor de Castilla, Santa Cruz de Abranes e Calabor.


A Grande Rota dos Moinhos e Lameiros foi distinguida como o Trilho mais Popular de Castela e Leão 2025.

Implementada pela empresa transmontana PORTUGALNTN, a rota transfronteiriça, une sete aldeias. Do lado português: Aveleda, Varge, Guadramil e Rio de Onor, do lado espanhol: Rihonor de Castilla, Santa Cruz de Abranes e Calabor.

Para o Sócio-Gerente da PORTUGALNTN, João Neves, esta distinção é motivo de orgulho. “É um grande orgulho para a PORTUGALNTN ter este reconhecimento. É a primeira

vez que fazemos um percurso internacional, com uma parte em Espanha e outra em Portugal. É para nós um grande orgulho saber que isto é uma mais valia para aqueles territórios, que têm uma baixa densidade populacional, porque estes trilhos trazem gente e retorno”.

O presidente da União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, Mário Gomes, acredita que a distinção atribuída pela Federação de Desportos de Montanha, Escalada e Caminhada de Castela e Leão, vai trazer mais pessoas ao território. “Este prémio valoriza o trabalho que a união de freguesias tem feito e reforça os laços entre Portugal e Espanha. É uma mais valia para o território porque com esta publicidade mais pessoas aqui podem vir”.

O autarca deixa ainda o desafio às restantes freguesias vizinhas. Mário Gomes sugeriu a expansão do percurso para incluir outras aldeias vizinhas, ampliando o potencial da rota. “Todas as que são limítrofes com a nossa freguesia têm paisagens singulares. E é uma forma de trazer sempre caminheiros no terreno, o que também ajuda na defesa da floresta contra incêndios”.

A Grande Rota 298 tem como temáticas os moinhos localizados nas aldeias do Parque Natural de Montesinho e é dividida em três etapas. João Neves adianta que é um percurso atrativo que pode ser feito em família. “Este percurso é para todos. Ele pode ser feito por etapas. É um percurso para três dias. As pessoas podem ir dormindo nas aldeias. É um percurso que pode ser feito em família e potencia muito a economia local, pequenos negócios que vendem comida, alojamento local”.

A rota percorre 67 quilómetros entre Portugal e Espanha, e foi distinguida como a rota mais popular de Castela e Leão, por ser uma das mais procuradas na internet. Esta Rota tem como temática os lameiros de montanha e os antigos moinhos existentes em plena área protegida do Parque Natural de Montesinho.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário