A Grande Rota dos Moinhos e Lameiros foi distinguida como o Trilho mais Popular de Castela e Leão 2025.
Implementada pela empresa transmontana PORTUGALNTN, a rota transfronteiriça, une sete aldeias. Do lado português: Aveleda, Varge, Guadramil e Rio de Onor, do lado espanhol: Rihonor de Castilla, Santa Cruz de Abranes e Calabor.
Para o Sócio-Gerente da PORTUGALNTN, João Neves, esta distinção é motivo de orgulho. “É um grande orgulho para a PORTUGALNTN ter este reconhecimento. É a primeira
vez que fazemos um percurso internacional, com uma parte em Espanha e outra em Portugal. É para nós um grande orgulho saber que isto é uma mais valia para aqueles territórios, que têm uma baixa densidade populacional, porque estes trilhos trazem gente e retorno”.
O presidente da União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, Mário Gomes, acredita que a distinção atribuída pela Federação de Desportos de Montanha, Escalada e Caminhada de Castela e Leão, vai trazer mais pessoas ao território. “Este prémio valoriza o trabalho que a união de freguesias tem feito e reforça os laços entre Portugal e Espanha. É uma mais valia para o território porque com esta publicidade mais pessoas aqui podem vir”.
O autarca deixa ainda o desafio às restantes freguesias vizinhas. Mário Gomes sugeriu a expansão do percurso para incluir outras aldeias vizinhas, ampliando o potencial da rota. “Todas as que são limítrofes com a nossa freguesia têm paisagens singulares. E é uma forma de trazer sempre caminheiros no terreno, o que também ajuda na defesa da floresta contra incêndios”.
A Grande Rota 298 tem como temáticas os moinhos localizados nas aldeias do Parque Natural de Montesinho e é dividida em três etapas. João Neves adianta que é um percurso atrativo que pode ser feito em família. “Este percurso é para todos. Ele pode ser feito por etapas. É um percurso para três dias. As pessoas podem ir dormindo nas aldeias. É um percurso que pode ser feito em família e potencia muito a economia local, pequenos negócios que vendem comida, alojamento local”.
A rota percorre 67 quilómetros entre Portugal e Espanha, e foi distinguida como a rota mais popular de Castela e Leão, por ser uma das mais procuradas na internet. Esta Rota tem como temática os lameiros de montanha e os antigos moinhos existentes em plena área protegida do Parque Natural de Montesinho.

Sem comentários:
Enviar um comentário