Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Aumenta a procura em lares no concelho de Macedo de Cavaleiros

 Está a aumentar a procura de vagas nos lares no concelho de Macedo de Cavaleiros. Este aumento deve-se ao envelhecimento da população transmontana e ao “inverno demográfico” que se assiste, com poucos nascimentos. No distrito de Bragança registaram-se 494 nascimentos no ano passado.


Quem o diz é o presidente da direção do Centro Social e Paroquial de São Geraldo de Carrapatas, o Padre Eduardo Novo:

Declarações à margem da Festa de Natal deste lar, que se assinalou na passada sexta-feira, assim como o dia do seu padroeiro, e que juntou os 105 utentes, 70 em apoio domiciliário e 35 que vivem na instituição. Quem usufrui destes serviços por vezes invisíveis, fala na primeira pessoa:

A animadora do Lar, Carolina Carneiro conta como é o dia a dia dos utentes:

Cada vez mais se verifica um aumento de procura por vagas em lares de idosos em Portugal, com mais de 96% das instituições lotadas e com longas listas de espera, que podem chegar a três anos. A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) estima que faltem cerca de 20 mil vagas em todo o país.

Entrevistas: Rui Costa
Fotografias: Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros

Sem comentários:

Enviar um comentário