Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Aumento das tarifas de água marca primeira Assembleia Municipal de Bragança

 A revisão das tarifas da água marcou a Assembleia Municipal de Bragança, onde a presidente da câmara justificou os aumentos como necessários para modernizar a rede, reduzir o défice acumulado de 6,15 milhões de euros e prevenir encargos mais pesados para famílias e empresas nos próximos anos


A decisão de aumento das tarifas da água no concelho de Bragança esteve, ontem, em destaque, na Assembleia Municipal. Confrontada pela deputada do PSD, Isabel Ribeiro, sobre o aumento destas taxas, a presidente da câmara de Bragança admitiu que algumas continuarão a ser assumidas pelo município e esclareceu ainda que está a evitar que as famílias e empresas sintam, no futuro, um aumento abrupto. Relembrou ainda que com a regularização das taxas poderão ser feitos investimentos cruciais na rede de abastecimento. “Não mexemos em duas taxas, a TRH e a TGR, que continuam a ser totalmente assumidas pelo município, evitando mais transferências de encargos para consumidores. Aquilo que fazemos é permitir investir na modernização da rede, corrigindo falhas estruturais, mantendo a qualidade e fiabilidade do serviço, evitar aumentos abruptos no futuro. Não estamos a falar de recomendações da ERSAR, mas já de uma imposição legal, através de um decreto lei, que restabelece o poder de decisão da ERSAR na fixação e aprovação de tarifários de entidades gestoras, a partir de 2026”.

A presidente lamentou ainda que a oposição se esqueça de que o défice financeiro neste setor, acumulado nos últimos cinco anos, é de 6,15 milhões de euros. A autarca deixou ainda outros números. “A subsidiação da câmara passou de 6% em 2020 para 28% em 2024, o que é absolutamente insustentável”.

A presidente recordou ainda que há tubagens com mais de 40 anos em várias zonas do concelho e que há ruturas frequentes em Babe, Deilão, Calvelhe, Outeiro e Meixedo. Salientou ainda que há diversas localidades sem saneamento básico. Sobre essa matéria disse que estão a decorrer seis empreitadas na rede de saneamento nas aldeias de Vilarinho, Paradinha Velha, Sortes, Chãos, Nogueira e Vila Franca.

A primeira Assembleia Municipal deste executivo decorreu ontem.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves / Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário