Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Alfândega da Fé promove os jardins

Cerca de 30 alfandeguenses recolheram este fim-de-semana dezenas de plantas do seu habitat natural que depois plantaram nas estufas municipais. Uma iniciativa que marcou o início da primeira fase de um projecto da autarquia de Alfândega da Fé que promove a sustentabilidade dos jardins e valoriza a flora local.
“Jardins ao Natural” é o nome do projecto do município de Alfândega da Fé que pretende identificar e recolher plantas no seu habitat natural para depois plantá-las nos jardins municipais. A iniciativa está aberta a todos os alfandeguenses que queiram ir para o campo e conhecer mais sobre a flora local. Foi o que fizeram cerca de 30 alfandeguenses este fim-de-semana.
“Vou usar o que eu aprendi no meu jardim, na alimentação…Estas plantas também dão para usar na comida. Estão-me agora a ensinar que esta planta se põe no coelho, não sabia!”, revelou Maria do Céu, uma das participantes.
“Vamos apanhar plantas que não conheço e fico a conhecer. Também gosto de vir para conhecer o percurso por onde vamos”, acrescentou Adília José.
Já a alfandeguense Maria Filomena Moreno refere que cresceu no campo, por isso gosta do contacto com a natureza e há sempre plantas que ainda não conhece e quer “ficar a conhecer”. Por sua vez António Salgueiro, salienta que “é muito importante conhecer estas espécies”.
O projecto é orientado pelo professor responsável pelo Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). António Crespi considera importante começar a trabalhar e trazer estas plantas para os jardins de Alfândega da Fé. Para isso, cabe-lhe orientar os colaboradores que vão para o terreno.
“A nossa função é explicar como é que deve ser apanhado o material, como é que se faz a propagação, como é que se podem substituir os jardins que já existem por outros muito mais sustentáveis. …A função da UTAD é basicamente orientadora”.
Já a presidente da Câmara Municipal, Berta Nunes, salienta a importância desta iniciativa ao nível da envolvência dos munícipes e sobretudo ao nível da sustentabilidade.
“Este projecto vai permitir reduzir custos porque tem exactamente esse objectivo. Reduzir custos de água e reduzir custos na reposição de plantas e flores que normalmente comprávamos para replantar em certas épocas do ano e vamos deixar de ter essa necessidade”, revelou.
Com o projecto “Jardins ao Natural” a autarquia de Alfândega da Fé pretende criar “jardins bonitos, que consumam pouca água e que sejam uma montra da paisagem local”.A autarquia de Alfândega da Fé já está a implementar esta medida nos novos jardins da vila. O objectivo é que as plantas colocadas agora em estufas possam servir para transformar os jardins mais antigos no próximo ano.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário