Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Bragança: Cidade vai ter uma academia para pessoas com deficiência

Uma instituição de solidariedade de Bragança deu hoje início à construção de uma academia para pessoas com deficiência num distrito onde a falta de equipamentos do género é atualmente uma das principais carências sociais.
A obra é do Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires, uma organização ligada à Igreja, que há quase 30 anos trabalha para "os mais pobres entre os pobres", numa das zonas mais populosas e carenciada da cidade de Bragança.
Numa altura em que a crise acentua as carências sociais, o centro continua a cumprir a missão inicial, mas decidiu também investir dois milhões de euros para ajudar a atenuar uma lacuna do Distrito de Bragança na área da deficiência, como disse hoje o presidente, o padre José Bento.
A Academia dos Santos Mártires deverá abrir no final de 2013, no bairro Artur Mirandela, com uma abrangência distrital e lugar para 24 pessoas num lar residencial, 30 num centro de atividades ocupacionais e 13 em três residências autónomas.
"Construir para incluir" é o lema desta obra financiada em 1,4 milhões de euros pelo Programa Operacional de Potencial Humano (POPH).
O projeto tem um segundo objetivo, que é a promoção de emprego através dos 40 postos de trabalho que a academia irá criar, a maioria qualificados.
"Escolhemos a deficiência porque, dentro da parceria inteligente de diálogo e de colaboração com a Segurança Social, concluímos todos que aquilo de que havia mais necessidade no campo social hoje era para as pessoas portadoras de deficiência", explicou José Bento.
De acordo com o presidente da instituição, a abrangência das respostas nesta área é de "quatro a cinco por cento no distrito e no país a média é muito baixa, daí a necessidade de se construir um equipamento para estas pessoas".
O centro Social e Paroquial dos Santos Mártires está situado no bairro social da Coxa e tem, ente outras valências, um refeitório social que serve 20 utentes, recebe 25 crianças num jardim de infância e mais 20 utentes num centro de convívio.
"De facto, com esta crise, vai-se acentuando cada vez mais a necessidade de mais solidariedade, mais caridade, mais ajuda, mas é para isso que estas instituições existem", declarou, garantindo que continuam "a ter capacidade de resposta, apesar do poucos meios económicos".


HFI
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário