Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 10 de abril de 2012

25 de Abril - Um mês com José Afonso e Adriano Correia de Oliveira


Em todo o país são várias as iniciativas que evocam o mês que celebra o 25 de Abril de 1974. Iniciativas que, em 2012, não esquecem as comemorações dos 25 e 30 anos sobre as mortes, respectivamente, de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira.
No âmbito das comemorações da morte de José Afonso, estão desde 9 de Abril a ser reeditados, com a chancela da editora Orfeu, 11 álbuns do cantautor. O primeiro lançamento é o trabalho «Cantares de Andarilho» (1968) e «Contos velhos, rumos novos» (1969), os dois primeiros registos do músico.
Ao longo dos próximos 12 meses serão lançados todos os álbuns de José Afonso publicados entre 1968 e 1981, em jeito de comemoração dos 25 anos sobre a morte do compositor.
Em Maio sairão os álbuns «Traz outro amigo também» (1970), «Cantigas do Maio» (1971) e «Eu vou ser como a toupeira» (1972). Em Outubro está previsto o lançamento de «Venham mais cinco» (1973), «Coro dos tribunais» (1974) e «Com as minhas tamanquinhas» (1976).
Entre Março e Abril de 2013, serão editados os últimos três trabalhos discográficos: «Enquanto há força» (1978), «Fura fura» (1979) e «Fados de Coimbra» (1981).
Entretanto, celebrando o 25 de Abril, há eventos de agenda programados em todo o país: tertúlias, concertos, peças de teatro, exposições, debates e intervenções poéticas.
Em diferentes locais da cidade de Lisboa vai decorrer o  «Cravos de Abril» (20 a 25 de Abril). Entre as várias actividades, a 20 de Abril, a Sociedade Portuguesa de Autores recebe a projecção dos documentários «Os índios da Meia Praia», de António Cunha Teles, e «À procura do socialismo», de Alípio de Freitas e Mário Lindolfo.
Já a 21 de Abril, decorre no Jardim de São Pedro de Alcântara, na capital, o concerto de homenagem a Zeca Afonso e a Adriano Correia de Oliveira integrado no projecto da AJA – Norte «Amigos Maiores que o Pensamento».
A 29 de Abril, decorre na Biblioteca da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Queluz, uma palestra sobre Zeca Afonso, que contará com a presença do jornalista Adelino Gomes.
Em Grândola, como já é tradição, a comemoração dos 38 anos da Revolução de Abril, conta com vários pontos de animação. A novidade deste ano é o regresso da festa das comemorações ao centro da vila. Os Paços do Concelho, a Biblioteca Municipal e o Coreto são os espaços emblemáticos em torno dos quais decorrem vários espectáculos e actividades na noite de 24 de Abril.
Mais a Norte, em Mira, de 20 a 30 de Abril, decorre a iniciativa «Abril, lembranças mil», com um programa que inclui exposições, projecções de filmes, tertúlias e concertos. A 28 de Abril, a homenagem a Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira, às 15h30, no salão nobre da Câmara Municipal de Mira, marca o ponto alto do evento.
Mas nem só por cá se comemora Abril. Na Galiza, na praça do castelo de Salvaterra de Minho, decorre a 28 de Abril, mais uma homenagem a Zeca Afonso, com tertúlias e concertos e que pretendem evocar o aniversário da morte do compositor e músico de Abril.


Café Portugal; Foto - AJA

Sem comentários:

Enviar um comentário