Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 24 de abril de 2012

CERCIMAC lança primeira pedra do lar residencial


Está lançada a primeira pedra do novo Lar Residencial e Centro de Actividades Ocupacionais da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados sediado em Macedo de Cavaleiros. Uma obra que promete dar resposta às necessidades do distrito de Bragança no apoio a pessoas portadoras de deficiência.
Um investimento orçado em um milhão e cento e cinquenta mil euros com financiamento público de 769 mil euros. A presidente da instituição, Luísa Garcia, sublinha que este é o primeiro passo para concretizar um sonho há muito desejado.  “É um sonho. 
Quando a CERCI foi constituída em 2006 começamos a falar com as famílias dos utentes e era realmente uma necessidade a construção do lar. Desde o início que a direcção viu isto como a concretização de um objectivo, de um sonho, de uma meta…”, revelou.Actualmente, o lar da CERCIMAC acolhe 20 utentes e está lotado. O novo lar passará a prestar apoio a 24 adultos em Lar Residencial e alargará os Serviços de Centro de Actividades Ocupacionais em regime externo a 30 utentes.
O objectivo deste projecto passa por conseguir dar resposta a todos os cidadãos portadores de deficiência do distrito de Bragança.Segundo Luísa Garcia, a CERCIMAC apresenta um grande número de utentes em lista de espera e acrescenta que nem com as novas instalações será possível satisfazer as necessidades do distrito. “Há muitos utentes. Nós fizemos o levantamento no concelho.
 Há muitos cidadãos inadaptados que precisam do nosso apoio e temos uma lista de espera grande. Estamos a funcionar com o Centro de Actividades Ocupacionais e a resposta do lar residencial era uma necessidade para o concelho e para o distrito também”. 
O Município de Macedo de Cavaleiros cedeu o terreno e financiou a obra em 150 mil euros.O presidente, Beraldino Pinto sublinha a importância deste projecto para a região.“Eu diria que é muito importante para a região. O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido até hoje pela CERCI ficaria muito limitado sem a concretização desta obra”, considerou.
O novo Lar Residencial e Centro de Actividades Ocupacionais da CERCIMAC de Macedo de Cavaleiros estará concluído em Outubro de 2013.


Escrito por Onda Livre (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário