A Igreja de Santo Cristo, em Outeiro, no concelho de Bragança, pode vir a ser uma basílica. Este é pelo menos o desejo da Câmara de Bragança e do bispo da diocese de Bragança-Miranda. A intenção foi manifestada este sábado durante a inauguração das obras de conservação e restauro do templo.
D. José Cordeiro garante que vai empenhar-se na candidatura do Monumento Nacional a basílica.“Tem todas as condições para isso. Agora não depende de mim. É um processo longo, moroso e tem que ser pelos serviços competentes da Santa Sé. Da nossa parte faremos tudo para candidatar esta igreja, sobretudo pela celebração que vai acontecer dos 300 anos da dedicação desta igreja”, realça o prelado.
Depois deste investimento de cerca de 140 mil euros, financiados por fundos comunitários, o presidente da Câmara de Bragança diz que as obras vão continuar na Igreja de Santo Cristo. Jorge Nunes salienta que os trabalhos na sacristia vão arrancar em breve.“Corresponde à finalização de alguns trabalhos reivindicados há muitos anos pelo povo e hoje também fica a perspectiva de novos trabalhos na sacristia, que será única a nível da região, até próximo do final do primeiro semestre do próximo ano para as comemorações dos 300 anos”, salienta o autarca.
O secretário de Estado da Cultura presidiu à cerimónia. Francisco José Viegas sublinha que o desafio agora é manter o templo aberto, para que os turistas o possam visitar.“Não basta recuperar o património, conservar, restaurar, é preciso que ele esteja acessível às pessoas que o queiram visitar e isso é uma tarefa difícil, porque é preciso conciliar as possibilidades que existem em termos humanos com as exigências dos visitantes, mas é nisso que também estamos a trabalhar lentamente”, defende o governante. A secretaria de estado da Cultura já está a trabalhar no sentido de aliar a conservação do património ao turismo.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário