Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

“Os Verdes” com UNESCO amanhã na Régua

“Os Verdes”, autores da queixa apresentada à UNESCO em 2007, relativa aos impactos da Barragem de Foz Tua sobre o Alto Douro Vinhateiro (ADV), Património da Humanidade, vão estar amanhã (dentro e fora) no Museu do Douro, na Cidade de Peso da Régua, com a Missão da UNESCO que veio ao Douro.
Esta Missão decorre da decisão tomada na 36ª Sessão do Comité do Património Mundial da Unesco, que se realizou de 24 de junho a 6 de julho em São Petersburgo, e irá decorrer durante esta semana.
A pedido da UNESCO, a Unidade de Missão do Douro vai promover amanhã, dia 1 de Agosto, um espaço de debate (painel) que vai permitir aos peritos do Centro do Património Mundial, ICOMOS e IUCN, ouvir e contactar com diversos atores que desempenham um papel relevante neste processo.
“Os Verdes”, confrontados há dias com o facto de não terem sido incluídos nos convidados a participar neste painel, assim como um conjunto de personalidades e de Associações e Movimentos que têm tido um papel muito ativo na contestação à Barragem e na denúncia dos seus impactos sobre o ADV, manifestaram o seu desagrado pelo facto e interesse em estar presentes junto da responsável da Unidade de Missão do Douro e junto da Ministra do Ambiente, sendo que a responsável pela pasta do Ambiente deixou à consideração da Missão da UNESCO a participação do PEV.
A resposta chegou hoje por via do Sr. Chefe de Gabinete da Ministra do Ambiente, que informou do interesse da UNESCO em ter “Os Verdes” presentes no painel. Por isso, o PEV estará amanhã, dia 1 de Agosto, representado neste painel, pela sua dirigente nacional Manuela Cunha, ativista conhecida em defesa do Tua, e por Sónia Colaço, também dirigente de “Os Verdes” e bióloga que acompanhou os estudos de impacto ambiental.
Ativistas e dirigentes de “Os Verdes” estarão ainda cá fora, à entrada do Museu do Douro, na Régua, a partir das 8.30h, junto com outros ativistas de Associações e Movimentos diversos, a manifestar-se contra a Barragem e em defesa da Linha, do Vale do Tua e do Alto Douro vinhateiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário