quarta-feira, 1 de agosto de 2012

“Os Verdes” com UNESCO amanhã na Régua

“Os Verdes”, autores da queixa apresentada à UNESCO em 2007, relativa aos impactos da Barragem de Foz Tua sobre o Alto Douro Vinhateiro (ADV), Património da Humanidade, vão estar amanhã (dentro e fora) no Museu do Douro, na Cidade de Peso da Régua, com a Missão da UNESCO que veio ao Douro.
Esta Missão decorre da decisão tomada na 36ª Sessão do Comité do Património Mundial da Unesco, que se realizou de 24 de junho a 6 de julho em São Petersburgo, e irá decorrer durante esta semana.
A pedido da UNESCO, a Unidade de Missão do Douro vai promover amanhã, dia 1 de Agosto, um espaço de debate (painel) que vai permitir aos peritos do Centro do Património Mundial, ICOMOS e IUCN, ouvir e contactar com diversos atores que desempenham um papel relevante neste processo.
“Os Verdes”, confrontados há dias com o facto de não terem sido incluídos nos convidados a participar neste painel, assim como um conjunto de personalidades e de Associações e Movimentos que têm tido um papel muito ativo na contestação à Barragem e na denúncia dos seus impactos sobre o ADV, manifestaram o seu desagrado pelo facto e interesse em estar presentes junto da responsável da Unidade de Missão do Douro e junto da Ministra do Ambiente, sendo que a responsável pela pasta do Ambiente deixou à consideração da Missão da UNESCO a participação do PEV.
A resposta chegou hoje por via do Sr. Chefe de Gabinete da Ministra do Ambiente, que informou do interesse da UNESCO em ter “Os Verdes” presentes no painel. Por isso, o PEV estará amanhã, dia 1 de Agosto, representado neste painel, pela sua dirigente nacional Manuela Cunha, ativista conhecida em defesa do Tua, e por Sónia Colaço, também dirigente de “Os Verdes” e bióloga que acompanhou os estudos de impacto ambiental.
Ativistas e dirigentes de “Os Verdes” estarão ainda cá fora, à entrada do Museu do Douro, na Régua, a partir das 8.30h, junto com outros ativistas de Associações e Movimentos diversos, a manifestar-se contra a Barragem e em defesa da Linha, do Vale do Tua e do Alto Douro vinhateiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário