Os estudantes, com médias de candidatura entre os 18 e 19 valores, foram colocados nesta primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.Quatro deles entraram na Universidade de Coimbra, dois na Universidade do Porto e uma na Universidade Nova de Lisboa.
Manuela Estevinho foi a aluna com melhor nota.Entrou na Faculdade de Medicina do Porto com 19,3 valores.
A aluna não esconde a satisfação e fala das suas expectativas.“Á partida já estava a contar entrar, se não entrasse seria por um erro de preenchimento da candidatura. Mesmo assim, enquanto não vemos a nossa situação oficializada temos sempre medo que alguma coisa corra mal”, refere, acrescentando que “tencionava entrar neste curso desde o 9º ano, por isso era mesmo o meu sonho”.
Relativamente ao curso, revela muitas incertezas quanto ao que vai encontrar. “Quando vamos para um curso não sabemos ao certo o que é, mas acho que inicialmente vai ser muito teórico”, afirma e adianta que depois de concluído “gostava muito de fazer investigação, só que no nosso país não é muito fácil porque estamos dependentes de bolsas que nem sempre são atribuídas. Por isso, depois logo se vê”.
O outro aluno que também vai estudar para a cidade Invicta é Ricardo Rodrigues.Os 19,1 valores que conseguiu garantiram-lhe o ingresso na licenciatura em Medicina, mas só acreditou quando viu o resultado da candidatura.“Uma pessoa fica sempre na dúvida se vai entrar.
Concorri e estive á espera que saísse o resultado e fiquei contente por ter entrado”, refere. Quanto ao curso entende que, “ninguém sabe o que se pode esperar especialmente quando vamos para um novo curso e numa cidade completamente diferente”.
Para o sub-director da Escola Secundária Emídio Garcia este feito é motivo de orgulho para a toda a comunidade escolar.“É um orgulho enorme poder contar com alunos deste tipo na instituição”, afirma Carlos Fernandes, salientando que “não são só estes alunos que contam, pois nós temos alunos de topo em todas as áreas a entrar em vários cursos, mas é óbvio que a Medicina tem mais impacto”.
O responsável acrescenta que “não é todos os anos que isto acontece e desta vez tivemos a sorte de contar com alunos deste nível”.
Segundo a direcção da escola, esta foi a primeira vez que a instituição de ensino fez entrar em Medicina um número tão elevado de alunos.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário