Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 23 de setembro de 2012

Festival Douro Jazz leva música para a estrada


foto VÍTOR RIOS/GLOBAL IMAGENS
Começa este sábado à noite a nona edição do Festival Internacional Douro Jazz. Decorre até 13 de outubro, nos teatros de Bragança, Vila Real e Lamego. A novidade passa pelo "Douro Jazz sobre rodas", uma iniciativa que pretende fazer circular a música jazz pela região duriense.
"Basicamente queremos levar a um conjunto alargado de localidades um jazz mais tradicional e mais festivo, o chamado Dixieland", explica o diretor do Teatro de Vila Real, Vítor Nogueira, precisando que os músicos irão em cima um veículo preparado para o efeito". Ao mesmo tempo, pretende-se "tirar partido da experiência de anos anteriores com a banda residente, a Douro Jazz Marching Band", cujos músicos vão acumular este ano as arruadas pelo centros históricos das sedes do festival com a itinerância pelas outras localidades.
A edição 2012 do Douro Jazz conta com as atuações das cantoras Marta Hugon e Elisa Rodrigues, e dos pianistas João Paulo Esteves da Silva, Júlio Resende e Mário Laginha, que encerrará o festival. O programa inclui ainda músicos como Filipe Melo, André Fernandes, Nelson Cascais, Bernardo Moreira ou Alexandre Frazão.
O cantor luso-americano Kiko apresenta, com os Jazz Refugees, o seu primeiro álbum de originais em português. Concerto marcado para esta noite de sábado, às 21.30 horas, no Teatro Ribeiro da Conceição de Lamego. Meia hora depois, o Teatro de Vila Real tem em palco o grupo No Projecto.
O Douro Jazz deste ano tem uma diminuição de 30% do orçamento. E como "há que poupar", Vítor Nogueira diz que a organização aproveitou para "fazer um festival mais português, para mostrar o bom jazz que também se faz neste país" e assim dar à edição deste ano a "qualidade média dos anos anteriores".
Do estrangeiro vêm o guitarrista, compositor e produtor espanhol Angel Unzu, companhia habitual de Kepa Junquera, e a cantora e pianista francesa Fanny Roz.
O festival conta com uma programação complementar que inclui sessões para o público infantil e juvenil na rubrica "O Douro Jazz Nas Escolas", uma feira de objetos culturais durienses e provas de vinhos. No Dia Mundial da Música e Dia Internacional do Idoso (1 de outubro), a programação inclui um concerto dedicado sobretudo ao público sénior.
O festival Douro Jazz é organizado pelos teatros de Vila Real, Bragança e Ribeiro Conceição da Lamego.

in:jn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário