Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Douro Internacional: Organismo Internacional propõe as Arribas do Douro Internacional a Património Mundial


A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), um organismo ambiental, com delegação em Espanha, vai avançar com uma proposta para que a região transfronteiriça das Arribas do Douro Internacional sejam declaradas Património Mundial da Humanidade.
“Não se trata da proposta de classificação de um território conjunto e de forma contínua, mas sim, o reconhecimento de várias núcleos com valores similares dentro deste grande ecossistema deste troços da região de fronteira que fariam parte integrante da mesma proposta a apresentar à UNESCO ”, avançou, o presidente da UICN, Carlos Sanches. 
Segundo o também presidente da Fundação Natureza e Homem, o passo seguinte será colocar de acordo o governo português e espanhol para que sejam reconhecidos os valores fundamentais para a conservação da natureza e da biodiversidade naquela área transfronteiriça. 
“Dentro das medidas que afetam a Península Ibérica para a conservação ambiental foi advertido a Espanha e Portugal que se estabeleçam uma conexão entre os espaços naturais de ambos países”, acrescentou o responsável.
Num documento recentemente apresentado pela UICN no Congresso Mundial da Natureza, que decorreu na Republica da Coireia, foi solicitado a ambos países ibéricos que evitem a construção de infraestruturas como parques eólicos ou barragens nas zonas do Oeste Ibérico, como mecanismos de salvaguarda e preservação da biodiversidade.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Floretas (ICNF) disse ter conhecimento da iniciativa, garantindo se pronunciará sobre esta matéria, “em tempo oportuno”.
Outros dos pontos do documento foi de encontro a promulgação da Declaração de Reservas Naturais e da Biosfera nas regiões transfronteiriça de Bragança-Zamora e Douro Superior- Salamanca.
No documento apresentado é ainda pedido aos responsáveis governamentais de Portugal e Espanha e outras parte interessadas que desenvolvam planos de ação e que favoreçam uma visão de conjunto natural dos territórios abrangidos pela proposta, com a “independência” dos espaços naturais como as Arribas do Douro.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário