Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Casais desempregados preocupam santa casa de Mirandela

Estão a aumentar os pedidos de ajuda ao Banco Solidário da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela.
O grande problema que tem contribuído para este aumento são os desempregados. O provedor diz que o mais preocupante é o desemprego que atinge principalmente os casais. “Onde há problemas é nos desempregados, os outros muitas vezes estão a ser oportunistas”, considera Manuel Araújo. “Nos desempregados é que temos de estar muito atentos principalmente nos casais porque são as pessoas que investiram, compraram casa, e que agora não têm dinheiro para pagar os seus compromissos e às vezes têm vergonha de pedir”, acrescenta, salientando que “estamos a procurar que as refeições estejam a ser servidas o mais secretamente possível, sem denunciarmos”.
A Santa Casa de Mirandela já tem a cantina solidária a funcionar. Inicialmente estava previsto fornecer refeições a preços reduzidos durante três meses, mas devido ao aumento dos números do desemprego, não existe data para terminar com esta ajuda. No entanto, o provedor lamenta que o Estado não comparticipe mais nas refeições.
Manuel Araújo avisa que este esforço tem um limite, até porque, devido à gravidade da situação, as refeições estão a ser servidas gratuitamente.“No protocolo está escrito que deviam pagar, mas chegam lá e dizem que não têm dinheiro, por isso não sei até onde isto vai esticar”, refere o provedor. “Com os dois euros e meio que recebemos da Segurança Social não dá porque normalmente a sopa dá para três pratos e a refeição principal dá para o almoço e jantar”, acrescenta, explicando que “estamos a fornecer mais alimentação para poder compensar a refeição da noite”.A cantina social tem capacidade para servir 65 pessoas.
Neste momento a Santa Casa da Misericórdia de Mirandela não chega a este número, para ter capacidade de resposta a situações graves que possam surgir nos próximos tempos.

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário