A EDP iniciou as obras de construção de uma nova travessia sobre o rio Sabor para substituir a secular ponte da Portela, que ficará submersa com o enchimento da albufeira do Baixo Sabor.
"As obras de construção da nova ponte da Portela já se iniciaram e esperamos que estejam concluídas em finais de 2013", disse à Lusa Lopes dos Santos, diretor de projeto do empreendimento hidroelétrico do Baixo Sabor. A nova travessia terá uma extensão de 268 metros e ligará as margens do rio Sabor atravessadas pela Estrada Nacional (EN 102), no concelho nordestino de Torre de Moncorvo.
A EDP considera que a solução encontrada para este restabelecimento da ligação vai resolver o estrangulamento de trânsito que se verifica na atual ponte da Portela, tendo a vantagem de não obrigar a nenhuma intervenção no produtivo Vale da Vilariça.
Vão ainda ser construídas outras duas novas pontes, para além da Portela, a fim de garantir o restabelecimento da ligação entre a EN 216 e EN 217, que resulta da submersão da atual ponte de Remondes, que une os concelhos de Mogadouro e Macedo de Cavaleiros. "A ponte na EN216 terá cerca de 292 metros de extensão e ficará localizada a cerca de 600 metros a montante da atual ponte de Remondes. As obras devem iniciar-se ainda este mês", avançou o responsável. Segue-se a travessia com 238 metros de extensão, que nascerá na EN 217, a cerca de três quilómetros a montante da ponte a submergir (ponte de Remondes).
Em fase de construção está uma nova travessia sobre a ribeira de Zacarias, com 177 metros de extensão, situada no concelho de Alfândega da Fé, que surge na sequência do restabelecimento da ligação da EN 315, abrindo ao tráfego em março de 2013.
Estas quatro travessias têm datas diferentes de conclusão, havendo a garantia deixada pela EDP de que ficarão prontas aquando do enchimento da albufeira do Baixo Sabor, processo que ocorrerá gradualmente a partir do final do segundo semestre de 2013, estando prevista a sua conclusão para 2014.
As novas pontes e outros restabelecimentos de menor dimensão irão custar 18 milhões de euros e estão incluídas nas obras complementares da empreitada geral, pelo que serão executadas pelo consórcio construtor que desenvolve as obras das duas barragens e das duas centrais do complexo hidroelétrico do Baixo Sabor.
O início das empreitadas surge numa altura em que a construção da barragem do Baixo Sabor já ultrapassou metade do seu projeto previsto.
"As obras de construção da nova ponte da Portela já se iniciaram e esperamos que estejam concluídas em finais de 2013", disse à Lusa Lopes dos Santos, diretor de projeto do empreendimento hidroelétrico do Baixo Sabor. A nova travessia terá uma extensão de 268 metros e ligará as margens do rio Sabor atravessadas pela Estrada Nacional (EN 102), no concelho nordestino de Torre de Moncorvo.
A EDP considera que a solução encontrada para este restabelecimento da ligação vai resolver o estrangulamento de trânsito que se verifica na atual ponte da Portela, tendo a vantagem de não obrigar a nenhuma intervenção no produtivo Vale da Vilariça.
Vão ainda ser construídas outras duas novas pontes, para além da Portela, a fim de garantir o restabelecimento da ligação entre a EN 216 e EN 217, que resulta da submersão da atual ponte de Remondes, que une os concelhos de Mogadouro e Macedo de Cavaleiros. "A ponte na EN216 terá cerca de 292 metros de extensão e ficará localizada a cerca de 600 metros a montante da atual ponte de Remondes. As obras devem iniciar-se ainda este mês", avançou o responsável. Segue-se a travessia com 238 metros de extensão, que nascerá na EN 217, a cerca de três quilómetros a montante da ponte a submergir (ponte de Remondes).
Em fase de construção está uma nova travessia sobre a ribeira de Zacarias, com 177 metros de extensão, situada no concelho de Alfândega da Fé, que surge na sequência do restabelecimento da ligação da EN 315, abrindo ao tráfego em março de 2013.
Estas quatro travessias têm datas diferentes de conclusão, havendo a garantia deixada pela EDP de que ficarão prontas aquando do enchimento da albufeira do Baixo Sabor, processo que ocorrerá gradualmente a partir do final do segundo semestre de 2013, estando prevista a sua conclusão para 2014.
As novas pontes e outros restabelecimentos de menor dimensão irão custar 18 milhões de euros e estão incluídas nas obras complementares da empreitada geral, pelo que serão executadas pelo consórcio construtor que desenvolve as obras das duas barragens e das duas centrais do complexo hidroelétrico do Baixo Sabor.
O início das empreitadas surge numa altura em que a construção da barragem do Baixo Sabor já ultrapassou metade do seu projeto previsto.
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