Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Já temos das melhores escolas do país

Programa Parque Escolar recuperou duas secundárias do distrito de Bragança mas outras seis estavam prestes a receber obras quando o Governo cancelou o projeto.
Em pouco mais de ano e meio, a Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, tornou-se uma das melhores do país em termos de infraestruturas. Os 12 milhões de euros - após cortes de quase um milhão ao projeto inicialmente previsto - dotaram esta escola do melhor que há no país em termos de espaço escolar.
A remodelação afetou todo o edifício e área envolvente e, apesar de alguma polémica pelo meio, sobretudo devido à escadaria original e portaria, que vai ser preservada, o projeto concretizou-se e abre portas aos alunos, pela primeira vez, a partir de amanhã, dia do arranque do novo ano letivo. “É uma escola de sonho”, desabafa o diretor, Eduardo Santos. Segundo se vai comentando pelos corredores da escola, os próprios responsáveis governativos estão entusiasmados com o que se desenvolveu no Interior do país, “que também tem direito a escolas novas”, ouve-se.
São 33 salas de aula de cara lavada, um ginásio que é o orgulho da escola e que será aberto à comunidade, permitindo a prática de todos os desportos e de três turmas em aula em simultâneo e que inclui oito balneários e pavimento com amortecedor, sala de ginástica, sete laboratórios (contra os cinco anteriores), nova zona de refeições que inclui um espaço exterior, com esplanada, uma nova biblioteca ampla, de 350 metros quadrados, que inclui uma sala para preservação de livros antigos, e um campo de jogos renovado são algumas das facilidades a que o antigo Liceu da cidade teve direito.
No entanto, nem todos tiveram a mesma sorte. A primeira a ser recuperada foi a Abade de Baçal, também em Bragança (ver texto ao lado). Na calha estavam mais seis projetos de recuperação de escolas no distrito de Bragança, que foram cancelados há um ano pelo Governo. Miranda do Douro, Vinhais, Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães e Macedo de Cavaleiros viram a quarta fase suspensa. Mas já a escola de Mirandela estava com este programa em fase mais adiantada e também viu o sonho esfumar-se, o que motivou protestos por parte de pais, professores e alunos, devido às más condições das instalações.

por: António G. Rodrigues
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário