Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 17 de novembro de 2012

A Micologia e o ambiente

Integrado numa parceria entre Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte (CFAEBN) e a CORANE Terra Fria, decorreu, ao longo deste mês, uma ação de formação de 25 horas destinada a professores de todos os níveis de ensino sobre a Micologia e o Ambiente.
Numa zona onde todos os anos ocorrem casos frequentes de consumo de cogumelos tóxicos, que chegam a dizimar vários membros da mesma família, o CFAE Bragança Norte e a CORANE Terra Fria propuseram-se levar a cabo uma formação que alertasse as comunidades educativas para os perigos do consumo indevido de cogumelos silvestres que podem provocar a morte. 
Concebida e ministrada pelo Formador Carlos Ventura, Presidente da Assembleia da Associação Micológica “A Xixorra”, que se disponibilizou a partilhar conhecimentos teórico-práticos sobre a fileira micológica, taxonomia, técnicas de colheita, toxicidade e conservação, a ação serviu para colmatar, de forma didática, algumas lacunas e estimular o interesse dos docentes, no mundo cativante dos cogumelos, configurando uma aposta estratégica da associação no desenvolvimento local sustentado.
Estiveram envolvidos docentes não só da área das Ciências da Natureza, mas também de outros grupos disciplinares, motivados para o estudo e preservação do meio ambiente e consciencializados da necessidade de valorização dos múltiplos recursos ambientais, em especial dos recursos micológicos abundantes na nossa região.
A formação contemplou saídas de campo para os formandos identificarem espécies de cogumelos comestíveis e culminou, no passado sábado, com a sua participação no Encontro Micológico que contou com a intervenção do eminente micólogo espanhol, Juan António Sanchez Rodriguez.
No final, todos se mostraram satisfeitos com o êxito da formação recebida e reconheceram o mérito desta iniciativa, que estabelece a ponte entre a Escola e sociedade, contribuindo para criar, desde cedo, hábitos saudáveis, na abordagem e no tratamento das questões relacionadas com a conservação da Natureza, nomeadamente a biodiversidade.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário