Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Festival do butelo com restaurantes aderentes em todo o País


No último fim-de-semana deste mês o butelo e as casulas vão estar em destaque nos restaurantes de Bragança. Trata-se da primeira edição de um festival que quer promover este dois produtos típicos desta época do ano.
No concelho aderiram à iniciativa 21 restaurantes, mas há mais 30 por todo o país que quiseram juntar-se a este festival.É o resultado da promoção que a câmara de Bragança fez no início do mês nas cidades de Lisboa e Porto.
O vice-presidente salienta que logo na primeira edição, este festival já tem carimbo nacional. “Oitenta e sete restaurantes do país solicitaram-nos butelo para provar e depois decidir se vão ou não utilizar com mais frequência e 30 decidiram aderir ao festival e nesse fim-de-semana eles vão ter butelo e casulas nas ementas”, refere Rui Caseiro. “São restaurantes em Albufeira, Sintra, Cascais, Lisboa, Porto, Baião e Amarante, ou seja, o festival já tem um cariz nacional e ultrapassou a nossa expectativa de ser um festival a nível local”, acrescenta
.A procura foi tanta que o butelo está esgotado em alguns estabelecimentos comerciais do Mercado Municipal de Bragança e já não conseguem satisfazer a procura. “Eu tinha mais de cem quilos e esgotei tudo no sábado e as pessoas continuam a procurar porque é uma coisa que se vende bem nesta altura, mas acho que este ano houve mais procura”, afirma Balbina Ferreira. 
Já Manuel Moreira acha que se tem “vendido mais ou menos o mesmo, embora este ano seja mais conhecido a nível nacional e as pessoas compram bastante”.
O grão-mestre da Confraria do Butelo e das Casulas considera que este festival além de promover estes dois produtos, também divulga a região. “O festival é o epílogo de todo o trabalho que tem sido feito nos últimos dois anos pela confraria no âmbito da divulgação da gastronomia nordestina, em particular na Terra Fria”, afirma Nuno Pires. “Além da promoção feita a nível nacional, o festival acaba por divulgar outras componentes da nossa terra na área da gastronomia, cultura e até do património”, conclui.
Durante o fim-de-semana em que vai decorrer o Festival do Butelo e das Casulas, os restaurantes e a hotelaria vão praticar descontos entre os 10 e os 20%.
Os clientes vão beneficiar de entradas grátis nos museus da cidade.

Escrito por Brigantia

1 comentário:

  1. Parece muito delicioso, espero que você pode experimentá-lo em algum momento eu acho que há alguns muito rica por aí que eu não tenho comida, eu espero encontrar em qualquer restaurantes em jardins

    ResponderEliminar