Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Macedo de Cavaleiros - Capital Nacional da Apicultura aguarda decisão


O registo de Macedo de Cavaleiros como Capital Nacional da Apicultura deverá ser ultimado em breve.
O processo iniciado pela câmara municipal está a aguardar a decisão final por parte do Instituto Nacional de Marcas e Patentes.  
O presidente da câmara salienta a importância do sector apícola na região. “Estas formalidades exigem o reconhecimento das entidades competentes, mas o mel já é uma marca de Macedo e o sinal mais importante são as toneladas de mel que já são exportadas a partir daqui e numa altura em que a preocupações económicas são tão evidentes, o mel está a criar emprego e riqueza”, realça Beraldino Pinto.
Este sábado, a cidade foi palco do primeiro Encontro Transmontano de Confrarias, promovido pela Confraria do Mel, com sede no concelho. O grão-mestre considera que a crise está a ajudar ao crescimento da actividade. “Devido à falta de emprego os jovens vêem na apicultura um escape para a vida profissional”, refere Francisco Rogão, acrescentando que a nível agrícola “é um produto que ainda vai dando algum rendimento pois consegue conservar-se um ou dois anos”.
Neste encontro foram entronizados mais 13 confrades, entre os quais quatro crianças. “O meu pai também é confrade e eu também quis aderir”, afirma Paulo Vilarinho, mas “não foi ele que me incentivou, fui eu que quis”. 
Já Bruna Rodrigues considera que “isto é muito interessante e acho que as fardas são muito engraçadas, por isso pedi ao meu pai para fazer parte”. Este fim-de-semana, Macedo de Cavaleiros acolheu também a terceira edição da Apiocasião.
Neste certame que promove o sector apícola, podiam encontrar-se diversos produtos feitos à base do mel. “O mais procurado é mesmo o mel, mas agora o licor de mel também tem tido uma procura crescente”, afirma Sandra Barbosa, uma expositora, acrescentando que “trazemos também velas e sabonetes”. 
Joana Mónico vende enchidos de mel “uns com sangue e outros sem porque há pessoas que não gostam do sangue do porco. Vendem-se bem, há quem queira apenas provar mas outros já conhecem e gostam muito”.
De salientar que no distrito de Bragança existem cerca de 600 apicultores.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário