Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Mirandela - Carências dos alunos preocupam cônsul de Moçambique

17 alunos africanos da Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela queixam-se do frio e do atraso no pagamento das bolsas
O atraso das bolsas de estudo e a falta de aquecimento nos quartos dos 17 alunos moçambicanos que estão a fazer formação na Escola de Hotelaria e Turismo ditou a vinda do cônsul daquele país africano a Mirandela.
O representante dos alunos, Diogo Caetano, confirma a as dificuldades com que estes se deparam desde que chegaram a Portugal. “No pequeno-almoço, por exemplo. Nós estávamos acostumados a uma refeição mais completa. O frio e a falta de aquecimento nos quartos está a ser muito complicado. E o atraso nas bolsas dificulta muito o nosso desempenho escolar, porque temos que comprar material escolar e não temos dinheiro”, explica o aluno.
O cônsul geral de Moçambique ouviu, no passado dia 4 de Dezembro, as preocupações dos alunos e garantiu que, juntamente com a embaixada, vão fazer os possíveis para que as bolsas cheguem atempadamente a estes estudantes. 
“Nós fizemos questão de vir aqui saber como as coisas estão a correr. Claro que eles se queixaram do atraso nas bolsas, mas eu já me comprometi e a embaixada também me garantiu que quando os fundos chegarem são imediatamente transferidos, para que este atraso não volte a acontecer” refere Arnaldo Gaspar.
Peditório de aquecedores
Estes alunos estudam na Escola de Hotelaria e Turismo, através de um projecto da Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM). O presidente da ACIM ficou satisfeito com o interesse do cônsul e disse que “a proximidade facilita as relações entre Portugal e Moçambique”.
Quanto ao aquecimento nos quartos dos alunos, o presidente da ACIM prometeu fazer um peditório pelas lojas de electrodomésticos.
Os mirandelenses mostraram-se solidários com esta causa e já doaram roupas e calçado de inverno. “Quando estes alunos chegaram praticamente com a roupa do corpo, pois nunca pensaram que as condições climatéricas fossem tão adversas, a comunidade mirandelense prontificou-se logo a ajudar, doando roupa e calçado”, refere Jorge Morais acrescentando que ficou “muito contente com a comunidade de Mirandela por causa da onda de solidariedade com os alunos moçambicanos”.
Destaque
Alunos estudam na Escola de Hotelaria e Turismo, através de um projecto da Associação Comercial e Industrial de Mirandela

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário