A alheira de Mirandela é a protagonista durante o fim de semana de uma feira que envolve mais de 50 expositores, restaurantes e comércio tradicional da cidade transmontana, divulgou hoje a autarquia local.
Durante dois dias, sábado e domingo, a Feira da Alheira reserva provas e venda do fumeiro regional, com especial destaque para o tradicional enchido, mas também de outros produtos locais no Parque do Império, junto ao espelho de água do rio Tua.
A iniciativa, organizada pela associação comercial de Mirandela, assume-se como uma mostra "do que melhor se produz na região" e privilegia os empresários que procuram a diferenciação dos seus produtos através da certificação, nomeadamente Indicação Geográfica Protegida (IGP) e Denominação de Origem Protegida (DOP).
Contribuir para preservar os produtos de qualidade pelos quais a região é reconhecida é o propósito desta feira que este ano conta com mais de 50 expositores com produtos que vão do fumeiro, ao azeite de Trás-os-Montes, vinhos, queijos, mel, doçaria e artesanato.
Além dos expositores, o certame integra também as 12 lojas de produtos regionais que existem naquela zona da cidade e que, ao longo de todo o ano, disponibilizam aos visitantes os produtos que se concentram nesta altura na feira.
A alheira é dos produtos regionais com maior peso económico em Trás-os-Montes, movimentando anualmente, só no concelho de Mirandela, perto de 30 milhões de euros em toda a fileira criada em torno deste enchido.
Os restaurantes fazem também parte do negócio e, durante este fim de semana, são 20 em todo o concelho os que criaram ementas específicas, em que a alheira é protagonista, para o festival gastronómico associado à feira.
A animação é garantida por grupos da terra, por um programa televisivo, pela iniciativa Fly-in da Alheira do Aero Clube de Mirandela e pelo Passeio Todo-o-Terreno organizado pelo Moto Clube de Mirandela.
HFI // ZO
Lusa/fim
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário