Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Unidade de demências parada por falta de apoios

A Fundação Betânia, em Bragança, tem um projecto de construção de uma Unidade para acolher pessoas com demência, que está suspenso por falta de apoios.
Há dois anos que a instituição começou a construir o esqueleto deste novo equipamento, mas a directora técnica da Fundação Betânia diz que não há condições para concluir a obra.
“Desde algum tempo que estamos a dedicar alguma atenção ao estudo desta problemática e pensámos em criar uma Unidade que fosse especializada para o acolhimento deste tipo de população. Nós temos um projecto já aprovado, temos já o esqueleto, mas não há condições para continuar a investir num projecto desta envergadura, porque implica grandes custos, não só para a construção mas futuramente para a manutenção”, realça Paula Pimentel. 
Paula Pimentel garante que a instituição tem estado atenta e até tem efectuado candidaturas para este projecto, mas ate agora sem sucesso. “Nós sempre que há abertura de candidaturas estamos atentos e procuramos. Já no ano passado fizemos uma candidatura à EDP solidária, apesar do reconhecimento do projecto por parte da EDP não foi aprovado. 
O próprio Estado também poderia ter um papel fundamental, mas estamos a passar por um momento de crise que também não é fácil”, salienta a directora técnica. Este equipamento ganha, ainda, mais relevância tendo em conta que tem vindo a aumentar o número de idosos a precisar destes cuidados diferenciados. 
Paula Pimentel garante que a Fundação Betânia, já vai dando apoio a pessoas com demências dentro das suas possibilidades. O objectivo é criar uma unidade especializada para melhorar os cuidados prestados a pessoas com demências. 
Dos 66 utentes da Fundação Betânia, cerca de 24 têm problemas de demência. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário