Esta foi a conclusão a que chegaram os autarcas da região na última reunião da Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes.
O presidente da CIM, Américo Pereira, diz que o governo nada tem feito para criar uma estratégia de promoção turística entre as várias entidades e municípios. “Até agora, a promoção turística está completamente desorganizada.
O governo nada tem feito para que exista uma estratégia de promoção do território de forma integrada e em articulação entre as diversas instituições que operam nos territórios, nomeadamente entre as próprias câmaras municipais, o governo, o Instituto de Turismo…Não tem havido qualquer articulação. É isso que vamos tentar corrigir”, afirma Américo Pereira.
Para tentar solucionar este problema, a Comunidade Intermunicipal está a desenvolver um estudo de marketing territorial que pretende articular com o trabalho que está a ser desenvolvido pelo Turismo Porto e Norte, de forma a criar um plano estratégico de promoção turística. “É preciso que estes documentos estejam interligados e articulados com vista a atingir objectivos comuns e bem definidos. Esses objectivos passam por definir quais os produtos turísticos que a nossa região deve oferecer, no sentido não só de aumentar o número de turistas que nos visita, mas também o tempo de permanência na região”, frisa o presidente da CIM.
Este trabalho conjunto entre a Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes e o Turismo Porto e Norte começou a ser delineado esta semana, na última reunião da CIM.
Escrito por Brigantia
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