Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Arquivo Distrital precisa de técnicos superiores e de obras

O Arquivo Distrital de Bragança tem falta de técnicos superiores nesta área. A directora da instituição, Élia Mofreita, afirma que só com o esforço e dedicação dos funcionários é possível assegurar todo o serviço do Arquivo.
“Somos sete colaboradores. Se fossem pessoas com formação em arquivo, seria o suficiente mas, neste momento, eu sou a única profissional de arquivo. Com dedicação e devido aos anos que estão aqui, vão fazendo alguns trabalhos mas, de facto, a escolaridade deles também não lhes permite mais”, sublinha a responsável. 
Além da falta de funcionários especializados, o Arquivo Distrital de Bragança está também a precisar de obras. A directora diz ter a garantia por parte da direcção de que brevemente vão visitar as instalações e verificar quais as verdadeiras necessidades do edifício, antigo convento de S. Francisco. 
O sistema de aquecimento a gasóleo está avariado há cerca de dois anos. O aquecimento actual é feito através de aquecedores nos pontos mais indispensáveis. Élia Mofreita admite que, no Inverno, é impossível utilizar a sala de leitura, destinada aos utilizadores do Arquivo Distrital. “A sala de leitura é fria. Por isso, no Inverno, deslocamos os serviços de consulta, para um nível inferior. Temos uma sala de reuniões que adaptamos para sala de leitura, de forma a dar mais comodidade aos nossos utilizadores e colaboradores”, admite a directora do Arquivo Distrital de Bragança. 
Élia Mofreita trabalha há 25 anos na instituição e desempenha de funções de directora há cerca de sete meses. Um dos projectos a que quer dar continuidade é a disponibilização de documentos do arquivo online, como é o caso dos passaportes de emigrantes da região que estão a ser inventariados numa base de dados através do projecto “Encontros e Desencontros: movimentos migratórios”.Em entrevista ao 5 Perguntas desta semana, Élia Mofreita fala ainda da preparação do centenário do Arquivo Distrital de Bragança, que se comemora no próximo ano. 
Uma entrevista que pode ouvir hoje na Brigantia, depois das notícias das 17 horas e ler na edição desta semana do Jornal NORDESTE. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário