Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Pintora Graça Morais homenageada no Plast&Cine 2015 em Bragança

A pintora transmontana Graça Morais é a homenageada no Plast&Cine 2015, um certame que distingue anualmente um artista plástico e que nesta edição decorre em Bragança, envolvendo a comunidade local, divulgou hoje a organização.
O evento programado para entre 16 e 18 de abril, na capital do distrito de onde é natural Graça Morais, com a presença da homenageada, engloba um ciclo de conferência com "alguns dos maiores especialistas das artes plásticas, exposições, arte pública e teatro nas principais artérias de Bragança, realização de um filme/documentário, edição de um livro, concertos e eventos nas escolas de Bragança".

"Em termos práticos, a cidade vai conhecer e conceber uma saudável agitação criativa, porquanto a rua vai ser, de facto, o grande epicentro do Plast&Cine", revelou, em comunicado, a organização do evento que resulta de um parceria entre a Câmara de Bragança e a Editorial Novembro - Edições Cão Menor, empresa responsável pelo Plast&Cine.

Lançado em 2009, o certame já homenageou os artistas Emília Nadal, José Rodrigues, Cruzeiro Seixas, Roberto Chichorro e Júlio Pomar.

Graça Morais é a artista plástica homenageada na 6.ª edição da iniciativa que "pretende em cada certame prestigiar um artista plástico e a sua obra perpetuando no tempo a memória, viajando pelo espólio e pelo legado artístico e proporcionando momentos de partilha e de interação dos diferentes públicos, que decorrem na presença do homenageado".

Esta iniciativa é mais uma aposta na afirmação de "Bragança como cidade do Conhecimento e da Arte", e tem "em vista criar novas dinâmicas culturais que valorizem a partilha de saberes, potenciem a cidade e envolvam, de forma diferente, a comunidade", segundo o presidente da Câmara, Hernâni Dias, citado na divulgação do evento.

A organização anunciou ainda o envolvimento de várias entidades de Bragança neste certame. Para além das Escolas onde já decorrem atividades, o Plast&cine vai envolver o Teatro Municipal de Bragança, o Centro de Emprego e Formação Profissional, a Escola Profissional Prática Universal, a Galeria História de Arte e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

Graça Morais é natural do Vieiro, uma aldeia do concelho de Vila Flor, no distrito de Bragança, onde mantém um ateliê e a inspiração para as suas obras, nomeadamente a natureza, a vida ligada ao campo e as mulheres transmontanas.

Há seis anos tornou-se na "madrinha" de um dos equipamentos culturais mais emblemáticos de Bragança, o Centro de Arte Contemporânea com o seu nome, com exposições permanentes da artista, que é uma presença constante neste espaço.

O Plast&Cine já começou a ser preparado, nomeadamente nas escolas de Bragança envolvidas no projetos, as secundárias Miguel Torga, Abade de Baçal, Emídio Garcia e Escola Superior de Educação, que estão a desenvolver trabalhos sobre a vida e obra da artista plástica e que recentemente receberam a visita da pintora.

HFI // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário