Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Bragança - Butelo e casulas dão mote a festival gastronómico

O Butelo, bucho do porco cheio de ossinhos tenros, carnes magras e curadas, é resultado de saber ancestral enraizado nos costumes transmontanos. Este enchido é protagonista no festival que decorre de 20 a 22 de Fevereiro, em Bragança. A festa faz-se também com mostra de produtos da terra e animação de rua.

O butelo é o exemplo do bom aproveitamento do porco: envolvido pela bexiga ou pelo bucho, o recheio de ossinhos do espinhaço e das costelinhas, com alguma carne agarrada, torna-se responsável pelas suas formas ventrudas e caprichosas e pelo seu sabor único. 

Durante o Festival, será possível adquirir o butelo e as casulas, bem como todos os enchidos transmontanos e produtos hortícolas, num espaço instalado para o efeito na Praça da Sé. 

Decorre em paralelo, de 13 a 22 de Fevereiro, a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas, onde será possível degustar este prato nos diversos restaurantes aderentes que servem também outros sabores da Terra Fria Transmontana.

É costume comer este enchido artesanal, típico das casas do distrito de Bragança, no sábado de carnaval, acompanhado pelas cascas de feijão secas, a que também se chama casulas.

Durante o festival haverá animação de rua .

O festival é organizado pela Câmara de Bragança.

Local: Bragança
Contactos: Telefs: 273 304 200

Sem comentários:

Enviar um comentário