sexta-feira, 17 de abril de 2015

DESTEQUE gere fundos comunitários da Terra Quente

A DESTEQUE, Associação de Desenvolvimento da Terra Quente Transmontana, viu aprovada, na 1ª fase, a sua candidatura ao Desenvolvimento Local de Base Comunitária. 
Na prática, este reconhecimento significa que vai poder continuar a gerir fundos comunitários destinados ao desenvolvimento rural no seu território de acção, neste caso nos concelhos de Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães e Alfândega da Fé.
Aurora Ribeiro, Coordenadora técnica da Desteque, não esconde a "satisfação" com esta aprovação Agora vai ser idealizado um plano de ação que será submetido à 2ª fase de candidatura. 
Aurora Ribeiro estima que "venha a ter um envelope financeiro de 6 milhões de euros, com cerca de 60 por cento a serem destinados para promover o emprego". Para além disso, há outros desafios como a demografia, a sustentabilidade dos territórios rurais, criação de capital humano, criação de capital social e do reforço da capacidade institucional. 
Aurora Ribeiro destaca uma clara mudança de paradigma. "Os promotores querem trabalhar em rede, ganhar escala, na comercialização e promoção por forma a garantir riqueza e fixação de pessoas na região", diz. 
No anterior quadro comunitário de apoio, a Desteque, através da abordagem LEADER, realizou um investimento total próximo dos 19 milhões de euros, 12 milhões de despesa pública, o que contribuiu para assegurar 370 postos de trabalho. 

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário