Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Abril comemorado em Macedo de Cavaleiros

Macedo de Cavaleiros assinalou ontem o 25 de Abril de 1974, com as comemorações oficiais, pela manhã, junto aos Paços do Concelho e participadas por muitos Macedenses. 

À tarde, a comemoração do Dia da Liberdade centrou-se numa visita pelo Geopark Terras de Cavaleiros, particularmente alguns geossítios de interesse e destaque internacional. 

As comemorações oficiais, também participadas pela Banda Filarmónica do Brinco, Guarda Nacional Republicana e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, iniciaram com o Hastear das Bandeiras. De seguida, usaram da palavra o Presidente da Câmara Municipal, Duarte Moreno, e o Presidente da Assembleia Municipal, António Afonso.

Duarte Moreno centrou a sua intervenção na valorização do orgulho por Macedo de Cavaleiros. Destacando “um grande sentido de pertença, de todos, pelo concelho”, lembrou que “todos ficam orgulhosos quando lhes é elogiada a sua terra.” Recorrendo a uma expressão transmitida pela filha, “enquanto cá estamos não ligamos, mas quando vamos para fora recordamos”, disse “partilhar com os outros pais, com filhos no exterior, a saudade da distância” e evidenciou que “todos são embaixadores do concelho, com responsabilidade de o afirmar perante os demais.”

Salientando algumas das modificações ocorridas com o 25 de Abril, que “transformaram um concelho e uma região do interior numa parte da Europa e do Mundo”, o Presidente da Câmara Municipal recordou que “só com a força e união de todos, é possível enfrentar as vicissitudes e as competições externas.” Terminou referindo: “neste dia em que festejamos a Liberdade e afirmamos Abril como parte do passado, valor do presente e garantia do nosso futuro, deixo-vos uma mensagem que marca este que é também o mês Internacional da Prevenção dos Maus- Tratos na Infância: ‘Nenhum de nós é melhor que todos nós juntos.’”

O Presidente da Assembleia Municipal lembrou, “especialmente os que ainda não têm 41 anos”, que nem sempre Portugal viveu um regime democrático e que em 4 décadas “muitos dos problemas foram resolvidos, cumprindo-se a promessa da criação de melhores condições de vida aos portugueses, com um balanço final de que Portugal e os Portugueses estão incomensuravelmente muito diferentes.”

Destacando o novo quadro comunitário, mostrou esperança em que “o Poder Local consiga que lhe sejam aprovadas candidaturas que permitam materializar muitos dos desafios do futuro.” E são as autarquias que “têm de continuar o seu fundamental papel que é unanimemente reconhecido ao Poder Local, preparando-se para dar resposta aos novos desafios e às exigências das pessoas de hoje. Manter empregos e serviços públicos de proximidade imprescindíveis em territórios de baixa densidade e com grande potencial.”

Recordando “todos os Macedenses que em 4 décadas dedicaram o seu tempo nas funções de autarcas (nas Juntas de Freguesia, Câmara e Assembleia Municipal”, deixou o repto: “estamos todos convocados para construirmos o futuro dos Macedenses!”. As comemorações do 25 de Abril em Macedo de Cavaleiros haviam começado na noite anterior, com o espetáculo de música e teatro “Até Amanhã Abril”, realizado no Centro Cultural.

Nota de Imprensa CM Macedo de Cavaleiros (Nélio Pimentel)

Sem comentários:

Enviar um comentário